Conecte-se conosco

Tecnologia

Inovou: China exibe telejornal apresentado por âncora criada por inteligência artificial!

Confira o resultado da apresentação da jornalista Ren Xiaoron, criada por inteligência artificial para ser a nova âncora do programa!

Publicado

em

Ao que tudo indica, a inteligência artificial (IA) está cada vez mais próxima de realmente começar a tomar os empregos de seres humanos. Um bom exemplo aconteceu recentemente na China e causou uma reação mista do público, com críticas e curiosidade por todos os lados.

Isso porque o país anunciou sua nova âncora de telejornal, a jornalista Ren Xiaoron. A notícia não parece ser nada demais, certo? A questão é que a profissional é uma jornalista virtual, criada por inteligência artificial.

O primeiro programa em qual ela apareceu foi o People’s Daily, um jornal estatal chinês. A âncora disse que “por 365 dias” estará “relatando notícias, 24 horas por dia”. Ou seja, a “profissional” irá atuar por um ano ininterrupto, se tudo seguir como planejado.

Além disso, ela afirmou que foi treinada com o auxílio e as habilidades de “milhares de âncoras”. No entanto, diferente de seus colegas de profissão, Ren apenas pode seguir o que foi escrito em um roteiro já programado, sem qualquer possibilidade de alterar o discurso quando estiver no ar.

Tendência começou em 2019

Inclusive, essa não é a primeira profissional chinesa feita dessa maneira. O primeiro apresentador de telejornal feito por inteligência artificial surgiu no ano de 2019, com o nome de Guo Guo. O mais bizarro é que ele foi programado para se parecer com um repórter real chamado Guo Xinyu.

Já no ano passado, em 2022, os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim também contaram com um apresentador virtual, tendo sido ele o primeiro do tipo a utilizar a linguagem de sinais na China, conforme informações do What’s on Weibo.

No Weibo, que é uma rede social dos chineses parecida com o Twitter, muitos usuários responderam de maneira positiva à primeira aparição de Ren, mas ainda assim houveram algumas críticas, principalmente por estarem substituindo uma pessoa de verdade por uma IA.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS