Educação
Inscrições para o SiSU 2023 estão abertas; saiba como fazer parte!
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada já estão disponíveis. Saiba como participar do processo seletivo!
O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023 já está com suas inscrições abertas, sendo um total de 226.399 vagas abertas para as instituições públicas, estaduais e federais de todo o Brasil.
O SiSU é uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, já que pode até substituir o vestibular de diversas universidades.
Com início nesta quinta-feira, 16, e término no dia 24 de fevereiro, os estudantes ao redor de todo o Brasil poderão fazer suas inscrições no SiSU. O Ministério da Educação é o responsável pelo processo seletivo.
São 6.402 opções de cursos disponíveis, espalhadas em 128 instituições de ensino, sendo que a maior parte destes são federais.
A inscrição pelo SiSU é muito simples, ao contrário de como era feito o ingresso no ensino superior antigamente, que havia vestibulares específicos de cada universidade, taxas de inscrição e até mesmo viagens de deslocamento.
Agora, é possível se candidatar às vagas desejadas de qualquer lugar, utilizando apenas um aparelho com acesso à internet e, o melhor de tudo, de maneira totalmente gratuita. Para participar do processo seletivo, basta conferir o passo a passo abaixo.
Como se inscrever no SiSU
Para se inscrever, é preciso inicialmente acessar o site do Acesso Único/SiSU dentro do prazo mencionado, fazendo o seu login com os dados da conta gov.br.
Caso tenha esquecido a senha, existe a opção de recuperá-la, enquanto que para o primeiro acesso, é possível fazer o cadastro.
No momento da inscrição, cada concorrente pode optar por até 2 cursos diferentes em qual modalidade deseja disputar as vagas, ou seja, se através de reserva de vagas para os estudantes da rede pública de ensino, autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência, ou se pela ampla concorrência.
No caso de optar pelo sistema de reserva de vagas, é obrigatório a comprovação do efetivo direito de tal participação. Inclusive, o SiSU também permite que estudantes já graduados participem da concorrência por qualquer curso, desde que se adequem aos critérios do programa.
Por fim, é importante destacar que o SiSU é feito para os estudantes que fizeram o Enem 2022, não zeraram a prova de redação, nem fizeram o exame como treino.
Além disso, as instituições podem atribuir pesos diferentes para cada área, de maneira que, se seu desempenho for inferior, a inscrição não será recebida.
-
Agronegócio1 dia atrás
Acabe com as formigas usando 2 itens simples que você já tem em casa
-
Tecnologia15 horas atrás
Nem precisa atender: saiba como identificar chamadas de spam e ignore sem dó
-
Mundo17 horas atrás
Cidade brasileira é eleita uma das mais feias do mundo; entenda os motivos
-
Finanças16 horas atrás
O que acontece com as dívidas de um familiar após a morte dele?
-
Cotidiano1 dia atrás
Prepare-se para a bolha de calor: fenômeno climático eleva temperaturas no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Starlink: internet de Elon Musk chega com desconto em regiões remotas do Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
CUIDADO: Downloads automáticos no WhatsApp podem roubar seus dados
-
Agronegócio20 horas atrás
Ervas no Feng Shui: 4 espécies que atraem sorte e harmonizam o ambiente