Conecte-se conosco

Economia

Inscrições prorrogadas do Fies encerram hoje

Fundo de Financiamento Estudantil.

Publicado

em

O prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre deste ano foi prorrogado pelo Ministério da Educação até esta segunda-feira (18).

O Fies é um programa que oferece financiamento para estudantes que desejam cursar a graduação em instituições privadas de ensino superior.

Os interessados em participar devem realizar suas inscrições até antes da meia-noite da próxima segunda-feira, conforme o horário de Brasília, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A decisão de prorrogar o prazo foi anunciada na sexta-feira (15), quando originalmente terminava o período de inscrições para o Fies.

Fies

As demais datas do processo seletivo permanecem inalteradas. Ou seja, o resultado será divulgado em 21 de março, e os pré-selecionados terão entre os dias 22 e 26 de março para complementarem suas inscrições.

Nesta edição, 1.260 instituições privadas de ensino superior participam do programa, oferecendo um total de 67 mil vagas para financiamento.

Metade dessas vagas é reservada para o Fies Social, que beneficia pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e que estão inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Os candidatos do Fies Social têm a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada de ensino superior.

O programa

O FIES, ou Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do governo federal brasileiro criado com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes que não têm condições financeiras de arcar integralmente com os custos da graduação em instituições privadas de ensino superior.

Por meio do FIES, os estudantes podem financiar parte ou a totalidade das mensalidades do curso, com juros baixos e condições facilitadas de pagamento, possibilitando assim que mais pessoas tenham acesso à educação superior.

O programa é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior cadastradas no programa, e que atendam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O financiamento é concedido diretamente pelo governo federal ou por instituições financeiras parceiras, e o valor financiado deve ser pago pelo estudante após a conclusão do curso, de acordo com as condições estabelecidas em contrato.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS