Economia
O INSS estipula prazos de carência para receber benefícios; confira
A carência é o tempo mínimo de meses em que se deve contribuir para o INSS para que o assegurado tenha acesso a um determinado benefício.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assegura aos seus contribuintes vários benefícios, como, por exemplo, a aposentadoria. Para que esses benefícios sejam distribuídos, a instituição estipula prazos para que os assegurados consigam o acesso a eles, que é o chamado “período de carência”. Além de ter que cumprir esse período com o mínimo de contribuições mensais, é também necessário cumprir os pré-requisitos exigidos em cada programa. Os benefícios de auxílio por incapacidade e o salário-maternidade são alguns exemplos dos quais vão exigir esse período de carência.
O que é período de carência?
O período de carência é o tempo mínimo de meses contribuídos para que o assegurado tenha acesso a um determinado benefício. Assim, para receber um auxílio, você tem que cumprir os requisitos determinados pela instituição e ter contribuído com o INSS por um número X de meses.
Porém, não é necessário que o beneficiário tenha trabalhado todos os dias daquele mês para que ele seja contabilizado. O mês é considerado período de carência mesmo que você não tenha trabalhado todos os dias necessários para fechá-lo, ou seja, o assegurado apenas precisa trabalhar naquele mês para que ele seja levado em consideração. Esse mês ainda assim contará como carência, desde que você tenha trabalhado durante aquele período.
A exigência está no art. 24 da Lei 8213/91.
Qual o período de carência para o benefício de aposentadoria
Para receber o benefício da aposentaria, o período de carência funciona da seguinte maneira: são necessários 180 meses de trabalho, ou seja, são quinze anos contribuindo com o INSS. Porém, caso o assegurado já tenha contribuído por mais tempo do que os meses solicitados, ele poderá se aposentar mais cedo.
Benefícios do INSS e seus períodos de carência
Para o Auxílio-doença são 12 meses; para a Aposentadoria por Invalidez são 12 meses, mas vale lembrar que no caso de invalidez, existem doenças que dispensam o cumprimento do tempo de carência; e por fim, para o Auxílio-reclusão são 24 meses.
Quais benefícios não precisam do período de carência?
Os benefícios aos quais não é preciso esperar X meses, ou seja que dispensam esse período de carência, são pensão por morte, salário-família, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez (nesse caso, pode ser por acidentes de qualquer natureza, sejam eles por doença profissional ou decorrente do trabalho), salário-maternidade (que é direcionado à empregada, empregada doméstica e trabalhadora avulsa), reabilitação profissional, serviço social e benefícios pagos a assegurados especiais.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia16 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia19 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança