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Economia

INSS: fim da espera para auxílio-doença?

Modificação de uma conhecida norma pode beneficiar inúmeros trabalhadores.

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Funcionários que precisem se afastar de suas atividades trabalhistas devido a acidentes ou doenças ocupacionais agora poderão obter o benefício do auxílio-doença de forma muito mais rápida e descomplicada, graças a uma mudança recente.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em uma tentativa de diminuir as filas periciais, está possibilitando que os cidadãos obtenham esse benefício sem que seja necessário agendar um exame médico anteriormente, a tão conhecida perícia.

Atualmente, estima-se que haja 1,1 milhão de segurados esperando atendimento. Vale mencionar, também, que a normativa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na data de 25/09. Conforme o documento, a concessão desse tipo de auxílio pode acontecer somente mediante análise dos documentos enviados pelo segurado através do aplicativo Meu INSS.

Entretanto, para isso, o interessado será obrigado a apresentar uma documentação denominada Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), juntamente com um atestado médico devidamente assinado que comprove a necessidade do indivíduo de se afastar.

Como dar entrada no pedido

Como mencionado anteriormente, é possível iniciar o procedimento através do aplicativo Meu INSS. Isso pode ser feito no conforto de casa, eliminando a necessidade de se deslocar até um ponto de atendimento presencial do órgão responsável. Vejamos, então, como realizar todo o processo passo a passo:

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS.
  • Informe o seu CPF e a senha do portal Gov.br.
  • Clique em “Pedir benefício por incapacidade”.
  • Se a sua perícia já estiver agendada, esses dados aparecerão na próxima página.
  • Selecione “Novo requerimento” (isso vale tanto para quem está realizando um novo pedido quanto para os que já possuem perícia médica agendada).
  • Vá em “Benefício por incapacidade (auxílio-doença)” e, em seguida, em “Ciente”.
  • Leia as informações com atenção e clique em “Avançar”.
  • Seguidamente, informe os seus dados pessoais, como CPF, número de telefone e e-mail.
  • Escolha “Sim” para acompanhar o número do processo por aplicativo, e-mail ou central telefônica 135.
  • Mostre se é autônomo ou empregado de empresa privada (nesse caso, é preciso informar a data do último dia de trabalho e o CNPJ da empresa).
  • Role o cursor da página para baixo e clique no sinal de mais (+).
  • Inclua a documentação exigida, como o atestado e os laudos médicos.
  • Após cada inclusão, clique em “Anexar” e depois em “Avançar”.
  • Feito isso, indique o CEP da sua casa para poder escolher a agência física mais perto de onde você mora.
  • Confira as informações que aparecem a seguir e clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e vá novamente em “Avançar”.
  • Por fim, anote o número do protocolo e faça o acompanhamento via internet ou telefone.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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