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Economia

INSS muda o jogo: pensão por morte rápida como nunca

Descubra como o INSS está tornando mais fácil obter a pensão por morte com um novo processo automatizado.

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está simplificando a obtenção da pensão por morte por meio de um novo processo automatizado.

Agora, os cidadãos podem solicitar o benefício por meio do aplicativo Meu INSS e contar com a análise automática do sistema. No entanto, a comprovação da união entre o casal ainda é uma questão que gera dúvidas.

Portanto, ao solicitar a pensão de forma automática, é essencial estar atento ao envio da documentação exigida pelo INSS.

A pensão por morte urbana é um benefício destinado aos dependentes do segurado da área urbana que falece, esteja aposentado ou não. A recente novidade traz otimização no processo de análise de requerimentos, tornando-o mais preciso e permitindo decisões automáticas por meio dos sistemas do INSS.

Para a análise, o INSS utiliza os dados já registrados em seus sistemas e verifica as informações fornecidas pelo requerente no momento do pedido, incluindo consultas em bases de dados de outros órgãos. Isso resulta em uma conclusão mais rápida da análise do benefício.

Para solicitar o benefício

Veja o passo a passo para realizar a solicitação:

1. Acesse o portal Meu INSS;

2. Clique em “Novo Pedido”;

3. Digite o nome do serviço/benefício desejado;

4. Selecione o serviço/benefício na lista;

5. Siga as instruções que aparecem na tela, avançando no processo.

Documentação em comum para todos os casos:

  • Número de CPF da pessoa falecida e dos seus dependentes.

Se for procurador ou representante legal:

  • Representação legal, tenha termo ou procuração de tutela, curatela, ou termo de guarda;
  • Tenha (RG, CNH ou CTPS) documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.

Documentos que podem ser solicitados:

  • Documentos que comprovem o tempo de contribuição.
  • Documentos que comprovem os dependentes.

Veja como acompanhar e receber a resposta do seu processo:

1. Acesse o Meu INSS;

2. Clique em “Consultar Pedidos”;

3. Encontre seu processo na lista;

4. Para obter mais detalhes, clique em “Detalhar”.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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