Economia
INSS: prova de vida dos benefícios está com novas regras; o que mudou?
Aposentados e pensionistas do INSS precisam estar atentos às novas regras da prova de vida que serão válidas a partir de 2023.
Quem recebe os benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam realizar a prova de vida de forma anual. É por meio desta comprovação que o INSS consegue ter acesso às pessoas que estão vivas para que o pagamento seja repassado de forma correta a todos os beneficiários, pois o maior objetivo desta ação é para evitar fraudes.
Este ano, o INSS mudou as regras para a prova de vida dos beneficiários, tonando o processo menos burocrático, fazendo com que milhares de brasileiros tenham maior facilidade em realizar o procedimento.
Para conseguir fazer a prova de vida, o cidadão precisava ir até a agência mais próxima da Previdência Social e confirmar os seus dados para que o sistema fizesse a atualização. Agora, o procedimento será de forma diferente!
As novas regras do INSS para realizar a prova de vida
O processo poderá ser feito de forma totalmente online e automática, facilitando a vida do beneficiário que não enfrentará longas filas para continuar garantindo o benefício.
A nova regra poderá utilizar dados de outras instituições governamentais, tanto municipais, estaduais ou federais, para confirmar a prova de vida do beneficiário. Desta forma, se o beneficiário fizer qualquer ação por meio desses órgãos públicos, os dados já vão confirmar ao INSS a prova de vida.
Estas ações serão utilizadas para confirmar a prova de vida
• Quando o beneficiário acessar o aplicativo Meu INSS;
• Ao tomar qualquer vacina;
• Atualização ou cadastro no Cadastro Único (CadÚnico);
• Votar;
• Renovar documentação pessoal de identificação;
• Ao declarar o Imposto de Renda;
• Realizar o empréstimo consignado;
• Ser atendido em agências do INSS por meio do reconhecimento de biometria;
• Perícia médica.
Prova de vida do INSS
A obrigação da prova de vida ficará suspensa até o último dia de 2022, 31 de dezembro, o que garante que por enquanto nenhuma das pessoas que tem direito ao benefício serão suspensas, canceladas ou bloqueadas este ano.
O serviço está disponível apenas para quem, voluntariamente, deseja realizar a prova de vida, podendo ir até a uma agência da Previdência Social.
A nova regra será válida a partir de janeiro de 2023, quando INSS vai começar a utilizar os dados de outros órgãos governamentais.
Se o beneficiário não conseguir realizar a prova de vida cumprindo ao menos um dos critérios acima, receberá a notificação de que precisa ir até a uma agência para fazer a prova de vida da forma tradicional.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia11 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia17 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?