Economia
INSS: Sabia que sua aposentadoria pode aumentar com descarte de contribuições?
Pra pingar um a mais na conta
Muitos aposentados e pensionistas tem o desejo de fazer crescer sua renda ou benefício e, por isso, fazem tudo o que está ao seu alcance para conseguir uma nova análise junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
E há uma nova chance, pois a reforma da Previdência de 2019 criou um artifício que permite o aumento da aposentadoria por meio da contribuição em cota única.
Trata-se do descarte de contribuições que pode gerar ampliação da média salarial sobre a qual o benefício será calculado, o que desobriga que esse cálculo seja realizado sobre um número mínimo de recolhimentos.
INSS
Porém, conforme o Instituto, existem restrições. Isso porque as contribuições descartadas não podem ser usadas para quaisquer finalidades e o trabalhador deve manter número suficiente de recolhimentos para cumprir a carência do benefício (15 anos).
Outras regras também devem ser observadas, como idade mínima e período total de recolhimentos para atender exigências das regras permanentes.
O INSS destacou, ainda, que uma vez que a média salarial só começa a valer de julho de 1994 até hoje, se as contribuições anteriores forem menores, basta descartá-las.
Por exemplo: um trabalhador que tenha eventualmente cumprido a carência naquele período poderia, por exemplo, descartar todos os recolhimentos com potencial de rebaixar sua média salarial.
Assim, o INSS é obrigado a conceder o maior valor de benefício possível e seus segurados. Com isso, basta solicitar ao servidor o cálculo e eles se responsabilizam pela orientação.
Leia também: INSS: Sabia que crianças e adolescentes podem receber benefício de R$ 1.100?

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca