Cotidiano
INSS: STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade
Instituto Nacional do Seguro Social.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 6 votos a 5, ampliar o direito das trabalhadoras autônomas, sem registro em carteira, de receber o salário-maternidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde que tenham feito ao menos uma contribuição para a Previdência Social.
Por maioria, os ministros consideraram inconstitucional a exigência de 10 meses de contribuição para que as trabalhadoras autônomas, que contribuem voluntariamente para o INSS – as chamadas contribuintes individuais – tenham direito ao salário-maternidade.
Essa carência de 10 meses estava em discussão no Supremo há 25 anos e foi estabelecida junto com a inclusão das trabalhadoras autônomas como beneficiárias do salário-maternidade, na reforma da Previdência de 1999. A decisão foi tomada na mesma sessão que anulou a chamada revisão da vida toda.
INSS
Com a eliminação da carência, basta uma contribuição ao INSS para que a profissional autônoma tenha direito ao salário-maternidade em caso de parto ou adoção, seguindo a mesma regra aplicada às trabalhadoras formais, regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Além disso, a decisão do Supremo também se estende às seguradas especiais, como as trabalhadoras rurais, e às contribuintes facultativas, que não exercem atividade remunerada, mas contribuem para o INSS para acessar os benefícios do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
Ao final, prevaleceu o entendimento do ministro Edson Fachin, do STF, de que a exigência de carência apenas para algumas categorias de trabalhadoras violava o princípio constitucional da isonomia. Ele foi apoiado pelos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. Os ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes votaram pela validade da norma anterior, mas ficaram vencidos.
O Instituto
O INSS, ou Instituto Nacional do Seguro Social, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia do Brasil. Ele é responsável pela administração e concessão de benefícios previdenciários aos trabalhadores do país, bem como à população em geral que contribui para a Previdência Social.
Os principais benefícios concedidos pelo INSS incluem aposentadorias por idade, tempo de contribuição, invalidez e especial, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros. O instituto também é responsável pela gestão do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que registra as informações previdenciárias de cada contribuinte.
(Agência Brasil).
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Tecnologia7 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia13 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?