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Economia

INSS surpreende com novidade que vai ajudar os brasileiros

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13º salário

Existe uma forma de um beneficiário do INSS ter seus direitos reconhecidos de maneira automática. Isso tem possibilitado que várias pessoas cujo cadastro esteja em dia possam receber seus benefícios em pouquíssimo tempo.

Por exemplo, em um caso ocorrido na Bahia, uma pessoa conseguiu receber seus valores em um período de tempo bastante curto. O dinheiro se tratava dos valores oriundos de uma pensão por morte, e a beneficiária foi uma senhora de 60 anos que perdeu o marido de 79 anos no dia 2 de julho.

Assim, um mês após o falecimento, a então viúva deu entrada nos procedimentos necessários para poder ter acesso aos valores aos quais ela tinha direito, através do app “Meu INSS”. Logo, no dia seguinte, contando 12 horas após o início do procedimento, o benefício foi então concedido sem mais problemas.

Segundo especialistas, essa velocidade se deveu ao fato da certidão de casamento do casal estar constando nos registros do SIRC (Sistema Nacional de Informações de Registro Civil). Assim, quando o marido morreu, a certidão de óbito foi cadastrada na plataforma também.

E devido a um cruzamento de dados feito por meio de um “bot” do sistema governamental, além da integração com os próprios sistemas do INSS, os valores que eram devidos a senhora puderam ser liberados em questão de poucas horas, não havendo a necessidade de maiores burocracias ou empecilhos.

Procedimentos mais complexos são analisados por servidores

Há alguns pedidos que são mais complexos do que outros. Este é um fator importante que pode exigir que um processo seja analisado por seres humanos. Nestes casos, o trabalho é realizado por servidores públicos. Um belo exemplo disso é a aposentadoria especial.

Tal benefício é somente concedido para aqueles que trabalham expostos a agentes físicos, químicos ou biológicos que possam ser prejudiciais para a saúde. Lembrando que, desde o ano de 2016, é possível que um segurado do INSS faça o seu requerimento pelo site ou aplicativo e mais de 100 serviços podem ser feitos de maneira remota.

Dessa forma, aqueles que solicitam a modalidade citada logo acima, devem assinalar o tempo de serviço especial que realizaram, dentro do formulário de requerimento. Com tal informação constando no pedido digital, ele passará para a análise de um colaborador humano.

Outra maneira de ter o seu pedido aprovado automaticamente é informar de maneira correta dados como o histórico de trabalho, além de vínculos empregatícios e períodos de contribuição que não estejam registrados na plataforma do INSS. Vejamos como o seu pedido pode ser feito, passo a passo, e qual é a documentação exigida:

  • Entre no “Meu INSS”;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Documentação necessária:

  • número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes.
  • se for procurador ou representante legal:
  • procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
  • documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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