Tecnologia
INSS também se torna adepto do trabalho remoto para tentar reduzir filas
Torna-se obrigatória a perícia médica para a avaliação de solicitações dos benefícios do INSS, ou para a prorrogação destes para quem já é beneficiário.
O prazo para as perícias médicas por meio remoto foi prorrogado até 30 de junho pelo INSS. O Instituto está realizando testes desde janeiro em algumas entidades parceiras para poder cumprir uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União).
Leia também: INSS: Assegurados com diabetes podem solicitar a aposentadoria
O atendimento remoto já é uma realidade em muitas ocasiões para os brasileiros, e o INSS passou a aplicar esta modalidade para tentar reduzir a fila de espera pelos benefícios.
Em entrevista, a advogada presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Adriane Bramante, destaca que o projeto é benéfico para os segurados. “É uma realidade que a gente não tem como voltar atrás e precisa expandir. Há muitas agências no país que não têm peritos, longe do segurado, e que acabam dificultando o acesso”, afirma Bramante.
Já para a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) a medida não parece ser tão eficaz, e sua implementação é considerada antiética.
Hoje, a perícia médica remota é feita em cooperação com pelo menos dez municípios do Brasil: Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Vassouras (RJ), Santo Augusto (RS), Olhos D’Água das Flores (AL), Corrente (PI), Pedro Gomes (MS), Ji Paraná (RO), Lábrea (AM) e Botas de Macaúbas (BA).
Torna-se obrigatória a perícia médica para a avaliação de solicitações dos benefícios do INSS, ou para a prorrogação destes para quem já é beneficiário, tais como:
• Auxílio-acidente;
• Auxílio-doença;
• BPC (Benefício de Prestação Continuada);
• Aposentadoria por invalidez.
O objetivo do procedimento é comprovar a existência de doença incapacitante, limitação funcional ou deficiência do segurado.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS