Empresas
Intel planja cortar funcionários para conter crise
Fabricante de chip.
A Intel, uma das maiores fabricantes de chips do mundo, está passando por um período desafiador, marcado pela crescente competição no setor de processadores de inteligência artificial. O CEO Pat Gelsinger e sua equipe executiva estão finalizando um plano de reestruturação para cortar áreas não essenciais e otimizar os gastos de capital.
O plano de reestruturação inclui a venda de negócios, destacando a unidade Altera, especializada em chips programáveis. A Intel pretende apresentar este plano até meados de setembro, mas não há indícios de que a empresa esteja planejando dividir suas operações e vender sua divisão de fabricação de chips a concorrentes como a TSMC.
Recentemente, a Intel separou suas atividades de fabricação das de design de chips, com resultados reportados separadamente desde o início do ano. Essa divisão visa proteger os segredos tecnológicos dos clientes da divisão de design em relação às operações de fabricação.
Intel
A empresa enfrenta uma das suas maiores crises devido aos atrasos na produção de chips de inteligência artificial, área atualmente dominada pela Nvidia. Como parte de sua reestruturação, a Intel planeja reduzir custos e interromper ou até suspender a construção de sua nova fábrica na Alemanha, que tem enfrentado atrasos.
Na divulgação de seus resultados financeiros mais recentes, a Intel anunciou uma previsão de cortes de gastos de capital para 2025, reduzindo o valor para 21,5 bilhões de dólares, uma diminuição de 17% em relação ao ano atual. Como parte dessa reestruturação, a empresa já cortou 15% de sua força de trabalho e pausou o pagamento de dividendos, com o objetivo de economizar 10 bilhões de dólares. A venda da unidade Altera pode proporcionar um alívio financeiro necessário para estabilizar as finanças da empresa. A Altera foi adquirida pela Intel em 2015 por 16,7 bilhões de dólares.
(Com Agências).
-
Saúde1 dia atrás
Ovos brancos ou marrons? Saiba qual é a diferença e não erre na escolha
-
Finanças2 dias atrás
Moeda de R$ 1 pode ser vendida a até R$ 1,3 mil
-
Mundo1 dia atrás
3 países mais caros para viver em 2024; Brasil está na lista?
-
Economia2 dias atrás
INSS irá flexibilizar regras para concessão de consignado
-
Saúde12 horas atrás
Sol em tons de vermelho pode gerar problemas à saúde
-
Tecnologia24 horas atrás
Há uma forma 'mágica' de recuperar mensagens apagadas no WhatsApp
-
Empresas2 dias atrás
JBS planeja retomar exportações para os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
CUIDADO: sinais de invasão ajudam a saber se suas contas foram hackeadas