Conecte-se conosco

Agronegócio

Ipê-roxo: o segredo na luta contra o câncer? Descubra já!

Casca do ipê-roxo está sendo estudada como tratamento para tumores. Saiba mais sobre os avanços descobertos pelos cientistas.

Publicado

em

O chá da casca do ipê-roxo já é conhecido há muito tempo pela cultura popular brasileira e é utilizado como planta medicinal com múltiplas funções, inclusive para combater tumores. Conheça esses benefícios.

Algumas espécies de ipê, como o ipê-rosa, o ipê-branco e o ipê-roxo, têm sido estudadas por causa de suas propriedades com potencial medicinal em tratamentos de câncer.

Em diversos ipês, pode ser encontrada a substância beta-lapachona, com propriedades anticancerígenas, que os estudos apontam ser promissoras em tratamentos de câncer de pulmão, pâncreas e próstata.

Apesar de apresentarem esse potencial no combate aos tumores, ainda não se tem certeza científica de como esse componente presente nessas espécies funciona. São necessários mais estudos nesse sentido.

 

Foto/ Reprodução: shutterstock

De acordo com David Boothman, principal responsável pelo estudo e professor do Centro Oncológico Integral Harold Simmons, a ação do beta-lapachona foi comprovada, e meios para sua utilização no tratamento de pacientes com câncer já vêm sendo viabilizados.

Essa propriedade pode ser devida à capacidade de reparação do DNA das células, evitando sua degradação e morte. A casca do ipê-roxo também tem ação anti-inflamatória e antifúngica e, na medicina popular brasileira, também é utilizada no alívio de dores musculares devido aos seus efeitos analgésicos e relaxantes.

Seu chá também é comumente recomendado para ajudar a controlar a diabetes e a anemia, além de ajudar no tratamento do mal de Parkinson e em problemas menstruais e ginecológicos.

Para a produção desse chá, é recomendada a extração da casca apenas de árvores adultas desenvolvidas, o que permite uma retirada em boa quantidade e de forma que a planta possa se recuperar.

A casca retirada precisa ser cortada em pedaços, seca e moída. Algumas farmácias fitoterápicas possuem a casca já moída em pacotes ou cápsulas.

Para o preparo do chá, duas colheres de sopa cheias devem ser fervidas em um litro de água. Após permanecer abafado por um tempo, deve ser coado e pode ser consumido uma xícara até 3 vezes por dia.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS