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iPhone 14: aparelhos importados apresentam problemas no Brasil

Lançamento da Apple gerou muitas dúvidas sobre seu funcionamento no Brasil, devido à nova tecnologia de eSIM.

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É muito comum, quando há um lançamento de iPhone, as pessoas comprarem os aparelhos nos Estados Unidos, onde o preço é mais barato, e trazerem para o Brasil. Além disso, o lançamento acontece sempre primeiro por lá.

Recentemente, foi lançado o iPhone 14, que utiliza de uma tecnologia de chip um tanto diferente, que gerou muitas dúvidas entre os brasileiros se o aparelho importado realmente funcionaria aqui no país.

Tudo indicava que sim, já que as operadoras brasileiras estavam preparadas para a tecnologia nova do aparelho. Porém, muitos usuários estão com dificuldades para fazer a ativação.

A primeira notícia que se teve desse tipo de problema foi no dia 19, quando o Blog do iPhone fez uma publicação com relatos de compradores que não estavam conseguindo utilizar seus aparelhos por aqui.

A maioria dos problemas está acontecendo o modelo Pro do iPhone 14, e algumas pessoas relatam ter tido seu IMEI bloqueado devido a tentativa. Quem parece estar bloqueando este IMEI é a Anatel, já que quando os usuários procuram o código no sistema da agência, consta que está bloqueado.

Em declaração, a Anatel disse que a informação de bloqueio apareceu no sistema por conta de um erro, mas que a gestora do portal, que é a ABRT, já corrigiu o problema. Além disso, afirmou que não faz bloqueio direto de aparelhos.

Outros clientes ligados às operadoras Vivo e TIM também estão tendo dificuldades com seus aparelhos. Muitos relatam não conseguir ativar o eSIM nas operadoras. Confira alguns tweets de usuários:

“Não consegui ativar minha linha da Vivo, nem pela troca rápida do 14, nem com um colega meu da própria vivo, que pegou os dados do telefone, mas me disse que o sistema não reconheceu”. Em resposta ao post, outro falou o seguinte: “Sim. A Vivo em Brasília não ativou. Disse que o sistema não aceita. Ativei na Tim”.

De acordo com algumas fontes da empresa, este problema deve-se à validação de EID, que precisa ser atualizado para ser utilizado pelas operadoras. Ele funciona como um número de série do eSIM, e algumas operadoras estão utilizando-o para ativar os novos chips; é o caso da Vivo.

A operadora se posicionou sobre isso em uma pequena nota: “A Vivo informa que trabalha desde novembro de 2018 com a habilitação gratuita do eSIM em todos os smartphones e relógios conectados embarcados com esse recurso. A ativação para clientes pessoa física é feita em lojas físicas e pelo Vivo em Casa, atendimento 100% remoto via consultor da Vivo por WhatsApp”.

O iPhone 14 não possui mais a bandeja de chip, mas essa mudança só aconteceu para os aparelhos comercializados nos Estados Unidos. Outros países continuam com o modelo de antes, comportando o uso do chip físico. No Brasil, ainda não sabemos se os aparelhos virão com a bandeja ou não, já que ainda não foram lançados por aqui.

De acordo com a Apple, essa tecnologia ajuda a prevenir ainda mais os roubos de aparelho, pois dificulta a troca de chip.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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