Conecte-se conosco

Tecnologia

iPhone Molhado? Arroz? NUNCA! Apple Revela o Perigo

Truque se popularizou na internet, mas é desaconselhado pela empresa fabricante.

Publicado

em

Existem conselhos que costumamos ouvir e prometem resolver todos os nossos problemas. No caso dos smartphones, há aquela popular receita de colocar o aparelho molhado em um punhado de arroz, para que os grãos eliminem a umidade do objeto.

Entretanto, a Apple recentemente comentou sobre essa prática e alertou para os riscos que ela traz. Em seguida, a companhia aproveitou para fornecer uma solução realmente eficaz e simples para secar um telefone celular, sem danificar o item.

Lembrando que carregar um iPhone enquanto houver a presença de líquidos dentro dele pode corroer os pinos do conector ou fazer com que ele deixe de funcionar, provocando diversos problemas. Agora, se a pessoa possuir uma unidade de carregamento sem fio, então pode usá-la sem medo, mas ainda assim, o produto precisa ser secado.

O que fazer se o iPhone ou um acessório se molhar

Em primeiro lugar, é preciso manter a calma. Afinal, o nervosismo só impede a pessoa de raciocinar direito em situações complicadas. Em seguida, pegue o iPhone e, caso ele esteja na tomada, desligue o cabo e a outra extremidade do adaptador de corrente. Não volte a ligá-lo até que todos os objetos estejam secos.

Vejamos como proceder corretamente:

  • Toque no dispositivo suavemente com a palma da mão, mantendo o conector virado para baixo, de modo a remover o excesso de líquidos.
  • Mantenha o aparelho em um local seco e com circulação de ar abundante.
  • Espere no mínimo 30 minutos e então tente carregar o equipamento com um cabo Lightning ou USB-C.
  • Se um aviso voltar a aparecer na tela, isso quer dizer que ainda há líquido no conector ou sob os pinos do cabo.
  • Neste caso, deixe o telefone secar por mais um dia inteiro, lembrando que todos os componentes podem demorar até 24 horas para ficarem funcionais.
  • Se o smartphone estiver ok, mas ficar sem carga, desligue o cabo do adaptador e tire-o da tomada, voltando a ligar ambos em seguida.

Por fim, a companhia também revela o que não se deve fazer em situações como essa. Primeiramente, jamais se deve usar uma fonte de calor externa para realizar a secagem, o que inclui secadores e aquecedores de qualquer modelo.

Além disso, cotonetes e outros objetos de natureza estranha não devem ser introduzidos no orifício do conector e, é claro, o celular jamais deve ser colocado no arroz, uma vez que os grãos podem causar danos sérios à sua estrutura.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS