Automobilística
IPVA grátis 2022: Saiba quem estará isento do imposto no ano que vem
Apesar da cobrança obrigatória, muitos condutores estarão livres do tributo no ano que vem; fique por dentro dos critérios de elegibilidade.
Com a chega do final do ano, muitos motoristas começam a se preocupar com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A dor de cabeça passou a ser ainda maior após o aumento nos preços dos veículos novos e usados, que por consequência vão elevar o valor do imposto em 2022.
Leia mais: ICMS é o vilão? Veja quanto custariam a gasolina e o diesel se o tributo fosse zerado
Isso porque o cálculo que define o IPVA incide sobre o valor de mercado do automóvel. A taxa cobrada varia de 1% a 4% em cima do valor venal do bem e muda de acordo com a definição de cada estado. Apesar da cobrança obrigatória, muitos condutores estarão livres do tributo no ano que vem. A razão para isso tem a ver com o tempo de fabricação do veículo, ou seja, sua idade.
Veículos com isenção do IPVA 2022
Cada unidade federativa estipula um prazo de fabricação que dá direito à isenção do tributo. Sendo assim, recebem IPVA grátis:
- Veículos com 10 anos ou fabricação anterior a 2010 receberão isenção do IPVA nos seguintes estados: Amapá e Rio Grande do Norte.
- Veículos com 15 anos ou fabricação anterior a 2007 receberão isenção do IPVA nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
- Veículos com 18 anos ou fabricação anterior a 2004 receberão isenção do IPVA no seguinte estado: Mato Grosso.
- Veículos com 20 anos ou fabricação anterior a 2002 receberão isenção do IPVA nos seguintes estados: Alagoas, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
- Veículos com 30 anos ou fabricação anterior a 1992 receberão isenção do IPVA nos seguintes estados: Pernambuco e Santa Catarina.
Em Minas Gerais, carros com placa preta também são isentos do IPVA. Já no estado de Roraima, veículos agrícolas, motos de até 160 cilindradas, táxis, veículos de PcD e ambulâncias, por exemplo, também estão isentos do tributo.
Lembrando que algumas categorias já são isentas de forma automática da cobrança, como mototaxistas, taxistas e ônibus escolar. Além disso, algumas doenças também oferecem a liberação do imposto, como em caso de tendinite crônica, HIV e autismo.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas22 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Tecnologia6 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate