Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

IR 2021: Restituição de qualquer valor recebido ano passado precisa ser declarada

A restituição do Imposto de Renda é paga com acréscimo de juros proporcionais à Selic, desde o fim do prazo de entrega da declaração até a data de pagamento

Publicado

em

Imposto de Renda: Receita permite parcelar o IR

Ano passado você teve direito à restituição de Imposto de Renda? A restituição é isenta de cobrança de imposto. Porém, qualquer quantia recebida deve ser comunicada na declaração deste ano. No entanto, quem teve que pagar imposto na declaração de 2020 não necessita informar no IR 2021 o valor desembolsado. Não há nenhum campo específico para essa finalidade. 

Recebeu mais de uma restituição?

Some os valores há casos de contribuintes que podem receber mais de uma restituição dentro do mesmo ano.Isso ocorre com quem teve a restituição retida em malha fina em anos anteriores e, após prestar esclarecimentos, teve o valor liberado. 

Nesta situação, basta somar os valores recebidos. O mesmo acontece com casais que fizeram declarações separadas no ano passado, mas decidiram declarar em conjunto neste ano.  Se ambos receberam restituição em 2020, somem os valores e coloquem na declaração.

Vale lembrar que a restituição do Imposto de Renda é paga com acréscimo de juros proporcionais à Selic, desde o fim do prazo de entrega da declaração até a data de pagamento. Apenas as restituições pagas no primeiro lote, em 31 de maio, não sofrem correção.

Assim sendo, o valor efetivamente recebido costuma ser ligeiramente maior do que aquele informado na declaração de 2020. É esse valor corrigido que você deve declarar no IR 2021. Para saber o valor efetivamente recebido, você pode consultar seu extrato bancário ou o serviço de atendimento (e-CAC) da Receita Federal.

Leia também: Receita Federal divulga calendário de restituições do Imposto de Renda 2021

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS