Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

IR 2021: Saiba como ganhar restituição mesmo não sendo obrigado a declarar

Contribuintes desobrigados não pagam multa ao entregar a declaração após o prazo final.

Publicado

em

Imposto de Renda

Dependendo do caso, é possível conseguir restituição mesmo sem ser obrigado a declarar o Imposto de Renda (IR) 2021. Os contribuintes opcionais ainda podem preencher e enviar o documento fora do prazo e não pagam multa. Confira em quais situações esse raciocínio é válido. 

Teve imposto retido durante o ano

Quem não é obrigado a declarar, mas teve algum tipo de retenção do Imposto de Renda, por exemplo no pagamento das férias, poderá efetuar a declaração e receber toda a tributação paga de volta. 

Deseja fazer financiamento

Quem pretende solicitar financiamento bancário pode optar por declarar o IR para ter a comprovação em mãos. Normalmente, as instituições financeiras exigem o documento dos clientes que pretendem pedir crédito imobiliário ou empréstimo. 

A declaração pode ser utilizada para comprovar renda ou até mesmo que você não possui bens.  

Tirar visto ou viajar ao exterior

A declaração do IR pode ser solicitada na emissão de vistos para viagens ao exterior, como no caso dos Estados Unidos, por exemplo. O documento serve para demonstrar a condição financeira do viajante para arcar com os custos da viagem. 

Vale ressaltar também que os contribuintes desobrigados podem enviar a declaração até o limite máximo de cinco anos após o ano referente à declaração. Isso significa que a declaração do IR 2021, referente ao ano-calendário 2020, pode ser entregue até 2025.

Você pode gostar
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.