Empresas
IRB: Susep confirma punição a ex-diretores
Superintendência de Seguros Privados.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou ontem a punição de seis ex-diretores da IRB (IRBR3) devido a irregularidades contábeis identificadas durante uma fiscalização na resseguradora, após a descoberta de fraudes em 2020.
Os ex-diretores receberam uma sanção de inabilitação por cerca de 41 meses, impedindo-os de ocupar cargos no serviço público, em empresas públicas, de economia mista, subsidiárias, e em empresas reguladas pela Susep ou outros setores financeiros. Os executivos punidos são Carlos Augusto Velloso da Silveira, Rodrigo de Valnisio Pires Azevedo, José Farias de Souza, José Carlos Cardoso, Fernando Passos e Paulo Daniel Araújo da Rocha.
As irregularidades contábeis no IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) envolveram práticas fraudulentas e inadequadas identificadas pela Susep em 2020. Essas irregularidades incluíam a manipulação de resultados financeiros e a apresentação de informações falsas ou distorcidas sobre a situação financeira da resseguradora, como a sobreavaliação de ativos e subavaliação de passivos, que resultaram em uma representação enganosa da saúde financeira da empresa.
IRB (IRBR3)
Essas fraudes levaram a uma investigação aprofundada pela Susep, que constatou que as práticas inadequadas comprometeram a transparência e integridade das demonstrações financeiras do IRB. Como resultado, os ex-diretores envolvidos foram sancionados com a inabilitação para cargos em setores regulados pela Susep.
O IRB é uma das principais resseguradoras do Brasil, fundado em 1939, e atua no mercado de resseguros e seguros. A empresa oferece serviços de resseguro, onde uma seguradora transfere parte do risco para outra empresa, com o objetivo de se proteger contra grandes perdas financeiras.
Como entidade pública, o IRB desempenha um papel crucial na estabilidade do mercado de seguros, ajudando a distribuir riscos entre seguradoras e promovendo a confiança no setor. Além disso, o IRB participa do mercado internacional de resseguros, fornecendo soluções para riscos complexos e contribuindo para a proteção financeira das seguradoras no Brasil e no exterior. O IRB tem passado por várias mudanças ao longo dos anos, incluindo uma reestruturação significativa para se adaptar às novas demandas do mercado e melhorar sua governança.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio7 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças14 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer