Conecte-se conosco

Agronegócio

Íris azul: saiba quais os cuidados na hora de plantá-la

Extremamente delicada, a espécie consegue deixar seu jardim ainda mais bonito e florido. Confira os cuidados necessários para cultivá-la.

Publicado

em

A íris é uma planta delicada, que apresenta beleza única e exuberante, capaz de tornar qualquer jardim ainda mais bonito. Ela possui mais de 200 variedades, sendo que os tipos de cultivos mais comuns são os das cores azuladas e roxas. Contudo, também é possível encontrar íris nas cores branca, vermelho e amarelo.

Leia mais: Saiba como plantar a flor-de-maio

A flor costuma apresentar três pétalas em sua composição e folhas que variam de três a dez. A planta pode chegar a 1,2 metros de altura e cresce através do bulbo e da rizoma, que são caules adaptados para guardar os nutrientes e a energia que ela precisa durante o seu desenvolvimento.

Assim como qualquer outra planta, é necessário seguir alguns cuidados específicos para que ela cresça saudável. E no caso da íris azul, é preciso redobrar ainda mais a atenção. Por isso, separamos algumas dicas para você. Confira!

Cuidados

Antes de qualquer coisa, é necessário identificar qual o clima predominante na região. Esse procedimento é importante, já que as temperaturas interferem diretamente no modo de cultivo da espécie.

Em ambientes de temperaturas amenas, como no Sul, o ideal é que o cultivo seja feito até o fim de fevereiro. Já em regiões mais quentes, o plantio pode ser realizado até meados de abril.

No caso da íris, quando estão em contato com ambientes úmidos, elas costumam se desenvolver melhor através da rizoma. Por outro lado, em ambientes secos, o processo funciona melhor com o bulbo.

Outra condição fundamental para o desenvolvimento dessa espécie é com relação ao solo para o plantio. É importante evitar que o substrato fique úmido e abafado, a fim de evitar que a planta mofe e atraia pragas. Por isso, garanta que o solo tenha uma boa drenagem e que possua um substrato rico em nutrientes.

Também certifique-se de que a planta receba incidência solar durante o seu desenvolvimento. Coloque-a em uma área onde receba de 7 a 8 horas de luz solar diariamente.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS