Automobilística
Isenção inédita: Motoristas de app não pagarão IPVA em 2024 neste estado brasileiro!
Isenção fiscal anima os condutores neste começo de ano.
Os donos de automóveis de Rondônia (RO) pagarão a primeira parcela do IPVA logo no mês de janeiro, porém existe um público que não precisará arcar com este tributo. Os proprietários de veículos com duas rodas de até 170 cilindradas estão isentos nesta hipótese, graças a uma legislação de cunho estadual (Lei nº 5.706).
O Governo realizou a divulgação de uma norma que estabelece que pessoas que residem no estado e trabalham de forma remunerada transportando passageiros também não precisarão arcar com os pagamentos. Inclusive, este benefício está disponível para quem atua de maneira individual ou compartilhada em apps ou outras plataformas.
O que muda no IPVA 2024 em Rondônia?
Outro ponto interessante da nova lei reside na possibilidade de efetuar o parcelamento do IPVA atrasado, que pode ser dividido em até nove vezes. Essa medida visa facilitar a vida daqueles que possuem pendências, mas desejam regularizar a situação, evitando maiores problemas com as autoridades de trânsito.
Lembrando que aqueles que não quitam o imposto ficam impedidos de renovar o licenciamento anual veicular. Com a documentação vencida, o condutor pode sofrer multas e até ter o veículo apreendido, caso seja pego trafegando por uma blitz.
Caso isso ocorra, será necessário desembolsar uma boa quantia em dinheiro para liberar o bem automotivo, que ficará guardado em um pátio até que seu proprietário pague todos os valores pertinentes. Assim, os contribuintes que pagarem o IPVA em uma parcela única até 31/01 serão contemplados com 10% de desconto, e até 29/01, com apenas 5%.
Desse modo, para emitir o boleto deste tributo basta acessar o site da Secretaria da Fazenda de Rondônia, clicar na opção “IPVA Impressão” ou “IPVA Parcelamento“, dependendo de se a pessoa pagará o montante à vista ou optará por um parcelamento.
Por fim, estar em dia com os impostos é essencial para viver uma vida mais tranquila, ainda mais quando isso envolve bens como automóveis e imóveis. Deixar de efetuar pagamentos de forma consciente não é uma decisão sábia, pois os juros continuarão crescendo, dificultando a regularização da situação.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas18 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Agronegócio2 dias atrás
5 tipos de fungos que mais atacam e destroem sua horta; saiba prevenir
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Empresas2 dias atrás
Grande cervejaria encerra atividades e anuncia demissões em massa