Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Itausa (ITSA4): AGEs examinam incorporação da XPart pela XP

Assembleias gerais extraordinárias estão previstas para 1º de outubro próximo

Publicado

em

Crédito: Jornal do Brasil

A incorporação da XPart pela XP será objeto de deliberação, por meio da realização de assembleias gerais extraordinárias (AGEs), programadas para o dia 1º de outubro próximo. A informação foi divulgada, nessa segunda-feira (23), pela Itausa (ITSA4), após a instituição financeira ter manifestado, em 31 de maio último, a intenção de ‘segregar’ sua participação na XP, hoje de 41,5%%.

Mesmos direitos – Essa cisão consiste na transferência de ações da XP, de titularidade do Itaú Unibanco, para a XPart, nova empresa do grupo financeiro, com sede nos Estados Unidos, mas que não pertenceria mais ao conglomerado bancário. Mesmo assim, mediante acordo de acionistas com a XP, a XPart nasce com os mesmos direitos e obrigações inerentes ao Itaú Unibanco.

Negociação continua – Caso a operação seja aprovada pelas AGEs, as ações de emissão do Itaú, assim como os ADRs do banco, vão continuar a ser negociados na bolsa americana, com direito ao recebimento de valores mobiliários, emitidos pela XPart, até a conclusão do pregão de 1º de outubro – dia das assembleias.

Ações classe A – A partir dessa data, os acionistas controladores da companhia (Itaú Unibanco Participações e Itaúsa), assim como os titulares de ADRs do Itaú, farão jus às ações Classe A de emissão da XP, ao passo que acionistas restantes da XPart vão receber BRDs patrocinados Nível I, lastreados em ações Classe A de emissão da XP.

Crivo duplo – Com a incorporação, a Itaúsa passará a ser detentora – direta e indiretamente – de ações classe A de emissão da XP, que correspondem a 15,07% do capital total da XP e a 4,74% de seu capital votante. Depois de aprovada pelo Federal Reserve (Fed), banco central americano – pois as ações da XP são listadas na bolsa estadunidense de empresas de tecnologia (Nasdaq) – faltava à medida ser ratificada pela autoridade monetária brasileira.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS