Economia
Itens da ceia de Natal sofrem aumento por causa da inflação
Este ano não terá economia na ceia de Natal, pois a inflação acabou atingindo os alimentos mais utilizados nas festas. Confira quais.
Se você estava pensando em economizar na ceia de natal, temos uma má notícia. De acordo com um levantamento do economista André Braz, os alimentos presentes na ceia de Natal estão, em média, 8,55% mais caros este ano.
O levantamento foi feito baseado nos dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), levando em conta 18 produtos que costumam ser utilizados na ceia de Natal, como arroz, frango, frutas, cebola, azeite, entre outros.
A inflação deste ano está mais alta que no ano anterior, isso é fato. Porém, nos últimos meses, os preços dos alimentos acabaram sendo afetados com mais força. De acordo com o economista, a inflação tem atingido em cheio os principais itens da ceia.
A cebola é o item que mais apresentou aumento de preço nestes últimos meses, chegando a 167,6%. Ela não é um alimento exclusivo do Natal, mas é muito utilizada nas preparações natalinas. Além dela, as frutas também apresentaram uma alta bem considerável, de 38,8%.
Outro item que não é exclusivo de Natal, mas é utilizado principalmente para preparação de bolo, tortas e doces, é a farinha de trigo, que teve um aumento de 30%. A maionese, muito utilizada nas saladas nessa época de ano, teve seu preço elevado em 29,9%, bem como a batata inglesa.
Alimentos quase exclusivos da ceia apresentaram aumento também, porém, um pouco mais sutil. O lombo suíno, por exemplo, teve um aumento de 0,13%, o pernil suíno um aumento de 0,64% e as carnes bovinas um aumento de 2,39%.
A boa notícia é que o aumento de preço não se deu nos alimentos principais da ceia, como as proteínas animais. Os itens que mais apresentam elevações são considerados alimentos mais baratos, alguns podem até ser substituídos para gerar uma maior economia.
Da lista de alimentos mais utilizados na ceia, o único que apresentou queda no preço foi o arroz, com redução de 1,63%.
A sugestão nesses casos é estipular um valor para ser gasto este ano e fazer as substituições dentro deste orçamento, dando preferência aos alimentos que não aumentaram tanto a média de preço.
No mais, o levantamento apresentou um percentual de inflação já esperado para este ano, ainda mais com a variação que o país apresentou ao decorrer dos meses.

-
Tecnologia1 dia atrás
Anatel muda as regras: todas as ligações no Brasil serão autenticadas
-
Moedas1 dia atrás
Essas três moedas de 5 centavos podem valer até R$ 430; veja quais são
-
Finanças7 horas atrás
Nota de 2 reais pode ser um tesouro raro escondido no seu bolso
-
Tecnologia2 dias atrás
PROTEJA-SE! Saiba como funciona o golpe do ‘Pix errado’ para não cair nessa
-
Empresas6 horas atrás
Whisky famoso está saindo do mercado após falência
-
Tecnologia13 horas atrás
Novo modelo de caixa eletrônico promete revolucionar saques de dinheiro
-
Mundo9 horas atrás
Quer sair do Brasil? 5 cidades europeias estão pagando para ter novos moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
IPTV é legal no Brasil? Saiba o que diz a lei e como evitar riscos