Conecte-se conosco

Agronegócio

Já ouviu falar da bonina? Saiba mais sobre a planta e aprenda a cultivar

Colorida e delicada, a bonina é a espécie ideal para dar mais vida ao seu jardim ou canteiro. Veja detalhes.

Publicado

em

A bonina é uma planta herbácea, florífera e perene, muito conhecida por suas propriedades medicinais e ornamentais. Possui folhas verdes, carnosas, e suas inflorescências despontam acima da folhagem, com pétalas em nuances róseas, brancas ou vermelhas e o centro amarelo brilhante. O florescimento se distribui durante todo o ano, dependendo da época de plantio.

Esta alegre e delicada flor, que se assemelha muito a um pom-pom é usualmente utilizada em bordaduras e maciços, assim como em vasos e jardineiras. Versátil, a bonina também é comestível e medicinal, sendo muito utilizada na forma de infusões das flores e folhas, além de apresentar propriedades adstringente, cicatrizante, expectorante, anti-inflamatória, emoliente e depurativa. Sendo assim, em virtude de tantos benefícios, é muito bom ter essa plantinha em casa, que pode ser cultivada de forma muito simples. Acompanhe as principais dicas de plantio.

Passo a passo do cultivo

  1. A bonina multiplica-se por sementes e por divisão dos estolhos. Desse modo, adquira sementes de boa qualidade em lojas especializadas. Depois, separe um vaso de bom tamanho e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque pedriscos no fundo, e logo em seguida, preencha com substrato fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Insira algumas sementes de forma espeçada e cubra com uma fina camada de terra.
  2. Nos primeiros dias após o plantio, as regas devem ser constantes, até que as plantinhas germinem. Depois, pode-se ir diminuindo gradativamente. Não há necessidade de encharcar a terra, já que umidade demais também é prejudicial à planta.
  3. As condições de luminosidade devem ser boas. Logo, cultive sob sol pleno ou a meia sombra.
  4. Periodicamente, faça adubações com adubo orgânico. Isso vai fazer com que sua bonina fique saudável, bela e menos suscetível a pragas e doenças.
  5. A bonina aprecia o frio do clima subtropical ou temperado, florescendo em abundância no inverno. A despeito disso, não tolera geadas fortes, devendo ser protegida com palha ou outra forração. Apesar de perene, é cultivada como anual e no máximo bienal, pois perde a beleza e o vigor com o tempo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS