Conecte-se conosco

Agronegócio

Já ouviu falar do cultivo indoor? Saiba sobre a técnica que usa luz artificial

Mesmo se você não dispõe de espaços bem iluminados na sua casa, onde haja incidência de sol direto, é possível utilizar a técnica. Veja!

Publicado

em

O cultivo indoor é um método de cultivo de plantas em ambientes fechados, com uso de iluminação artificial, usando lâmpadas.

Desse modo, mesmo se você não dispõe de espaços bem iluminados na sua casa, onde haja incidência de sol direto, é possível cultivar verdinhas.

Geralmente, esse cultivo requer equipamentos como uma estufa, construída em vários tamanhos e modelos, com interior em material refletivo e impermeável, com saídas de fios e dutos, entradas de ar, tela de proteção, suporte para iluminação e outros, bem como, lâmpadas, cada qual para uma finalidade. 

Contudo, se você não dispõe de muitos recursos e sonha em ter plantinhas variadas em casa, ou até mesmo uma pequena horta, de início, vale utilizar apenas iluminação led full spectrum.

Ervas, temperos, legumes, verduras e demais hortaliças precisam de sol para se desenvolverem adequadamente. Se não tem sol, obter sucesso no cultivo torna-se uma tarefa difícil. Sendo assim, aposte na iluminação de led full spectrum, lâmpadas que basicamente imitam o comprimento de onda da luz do sol.

As lâmpadas devem ser mantidas acima das plantas, sem encostar nelas e o cultivo pode se dar como de costume, obedecendo aos cuidados básicos tradicionais.

Plantio

  1. Escolha o local onde a horta vai ficar;
  2. Defina quais espécies de plantas para cultivar em casa;
  3. Adquira vasos que apresentem furos para escorrer a água irrigada. É também muito importante fazer uma boa camada de drenagem com pedrinhas ou argila expandida, para evitar o apodrecimento das raízes;
  4. Adquira substrato, sementes ou mudas de boa qualidade em lojas especializadas;
  5. Atente-se às condições adequadas de irrigação para que suas plantinhas se desenvolvam fortes;
  6. Faça adubações periódicas;
  7. Monte um sistema de iluminação eficiente com lâmpadas de led, atentando-se à distância mínima que devem ser alocadas e ao tempo mínimo que necessitam ficar acessas;
  8. Por fim, ainda que não haja nenhum cantinho da sua casa que pegue sol direto, opte por fazer sua “horta indoor” no local mais iluminado que tiver (com luz indireta), já que mesmo com luz artificial, a luz solar é sempre importante.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS