Agronegócio
Já ouviu falar do lithops? Saiba como plantar essa suculenta super diferente!
Aprenda as principais dicas para cultivo do lithops e saiba como fazer a propagação dessa espécie de forma simples e fácil.
O lithops, popularmente conhecido como cacto-pedra, é, na verdade, uma espécie de suculenta e se caracteriza por ser uma planta pequena que raramente apresenta mais de dois pares de folhas unidas na base e fundidas na raiz.
Além disso, possui características bastante peculiares e chama atenção pela sua anatomia botânica. Seu corpo de aspecto cônico e oblongo, faz com que se assemelhe a “pedra-viva”, por isso, é muito procurado por colecionadores e adoradores de plantas.
Outra vantagem é que a espécie pode ser cultivada a partir de sementes de forma pratica e simples. É necessário, contudo, que haja muita paciência, pois é um processo bastante lento.
O lithops pode ser semeado o ano todo e a melhor época é de janeiro a maio, sendo o mês de março o mais recomendado. A temperatura ideal para a germinação é de 25°C de dia e 15°C à noite.
Sendo assim, se você se interessa em cultivar lithops, acompanhe algumas dicas preciosas que separamos para que você obtenha sucesso no plantio por meio de sementes. Confira!
Substrato
A escolha do substrato é muito importante para o sucesso no cultivo dos lithops. Desse modo, opte por substratos minerais com pouca matéria orgânica.
O substrato deve ser leve e fofo para que o lithops consiga enraizar adequadamente. Além disso, deve ter rápida drenagem para evitar acúmulo de água.
Germinação
As sementes podem ser adquiridas em lojas especializadas ou pela internet. Para fazer a germinação das sementes separe um vaso que apresente orifícios de drenagem e preencha com o substrato.
Por cima do substrato, coloque uma camada de meio centímetro de areia e depois regue. Espalhe as sementes sobre o substrato úmido, tentando deixar uma área de 1 cm de distância entre elas. Não cubra as sementes.
Tampe o recipiente com um pedaço de vidro ou plástico filme e mantenha fechado até germinar. Nesta fase, regue levemente com um borrifador todos os dias, não deixe o substrato secar. Deixe em um local bem iluminado, mas não sob o sol direto.
As sementes de lithops irão germinar entre 2 e 21 dias. Quando começarem a germinar, remova algumas horas por dia a cobertura plástica para permitir a entrada de ar fresco para as mudas, ao final da 3º semana, a cobertura plástica pode ser removida definitivamente.
Regas
Nos primeiros meses, é importante manter o substrato sempre úmido. Depois que a planta estiver firme e forte, vá diminuindo as regas gradativamente.
Iluminação
As condições de luminosidade devem ser sempre boas. Contudo, não há necessidade de incidência de sol direto, devendo ser cultivado em local com sol filtrado (por telha transparente, ou sombrite).
Floração
A floração acontecerá quando a planta tiver cerca de 3 a 5 anos, a depender das condições de cultivo.
Manutenção
O lithops, em geral, é pouco exigente e precisa de pouca alimentação. Sendo assim, o ideal é utilizar fertilizante líquido (N: P: K = 8:8:8) 2 – 3 vezes por ano para que sua plantinha fique forte, saudável e resistente.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium