Conecte-se conosco

Agronegócio

Já viu a helicônia? Saiba mais sobre a espécie que pode embelezar seu jardim

Com ornamento de fácil cultivo, a helicônia é uma planta belíssima e que possui a vantagem de florescer o ano inteiro.

Publicado

em

A helicônia, também conhecida por bananeira-do-mato, e em algumas regiões, como papagaio, é uma planta de origem tropical que apresenta belo formato e tons fortes, como o vermelho, o amarelo e o verde.

Além disso, caracteriza-se por exibir longas hastes, com brácteas coloridas, que se assemelham a bicos de pássaros (daí a denominação “papagaio”), e sua beleza e exuberância faz com que apresente grande interesse ornamental. Apesar de ser de fácil cultivo, alguns cuidados são essências se você quer ter uma helicônia em casa.

Essa planta não se reproduz apenas através do plantio de sementes, mas também por meio de rizomas e se cultivada durante o inverno, em solo rico em matéria orgânica, com exposição solar e regas moderadas, a helicônia floresce o ano inteiro, podendo atingir até 3 metros de altura.

Desse modo, se a ideia é dar um toque especial ao seu jardim, deixando-o ainda mais bonito, vale a pena apostar na helicônia, que exige poucos cuidados comparados aos tamanhos benefícios, visto que, além de exuberante, dão frutos comestíveis, e sua floração constante atrai pássaros, em especial, beija-flores. Sendo assim, acompanhe as principais dicas para cultivo da espécie. 

Reprodução: shutterstock

Plantio

Uma vez adquiridos os rizomas, basta plantá-los com a ponta superior do caule ligeiramente para fora do solo. No começo, molhe os rizomas em profusão, até que eles soltem folhas ou brotos vigorosos nas proximidades.

A época do ano mais apropriada para realizar o plantio é o período mais frio e a temperatura fica entre 21°C noturna e 26°C diurna. 

Substrato

Inicialmente, vermiculita e perlita. Quando for transplantar as mudas opte por um substrato rico em terra vegetal e com boa drenagem.

Luminosidade

Pode ser cultivada sob sol pleno ou a meia sombra, em locais com boas condições de iluminação.

Regas

As regas devem ser frequentes, de modo a manter o solo levemente úmido, nunca encharcado, vez que isso pode contribuir para o apodrecimento das raízes. 

Adubação

Para que a planta cresça forte e saudável, recomenda-se fazer adubações periódicas. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS