Conecte-se conosco

Automobilística

Jack & Rose: Desvendando o enigma do carro perdido do Titanic

Publicado

em

Os destroços do Titanic e o recente submarino perdido, Titan, estão dominando as manchetes de jornais e páginas da web ao redor do mundo. Embora exista uma abundância de informações sobre o naufrágio do transatlântico ocorrido há mais de um século, ainda existem algumas perguntas em aberto.

Apesar de a obra cinematográfica de James Cameron retratar a história do navio inglês de forma grandiosa, é importante reforçar que há elementos fictícios. Então, é bem comum surgir questionamentos sobre o que é real e o que não é.

O carro de Titanic é real ou não?

Os carros foram transportados no navio que afundou em 1912, pelo menos é isso que é retratado por James Cameron. Além disso, uma das cenas mais emblemáticas com Rose e Jack acontece dentro de um veículo Renault.

A crença de que havia dezenas de carros de luxo a bordo do navio faz sentido, uma vez que muitos dos passageiros pertenciam à classe alta. Dados históricos revelam que alguns desses passageiros decidiram levar seus automóveis do Reino Unido para Nova York.

Usando dessa ideia, um dos carros mais icônicos que aparece no filme é o Renault Type CB Coupé, de 1912. Esse modelo foi fabricado entre 1905 e 1914 e possuía um motor de quatro cilindros. O modelo que aparece no filme é uma réplica com detalhes quase idênticos ao original.

Porém, o carro original foi enviado em uma caixa de transporte, de acordo com as regulamentações da companhia White Star Line. Portanto, a cena romântica no veículo é fictícia, já que o carro estava sendo transportado para os Estados Unidos na área de carga especial para veículos.

Agora, indo para a parte real da história do Titanic, é difícil determinar quantos carros afundaram com o navio, devido à localização do naufrágio no Oceano Atlântico, a uma profundidade de 3.800 metros. Várias operações de busca foram realizadas para encontrar o carro original.

Alguns pesquisadores chegaram a explorar a área de carga do navio, onde encontraram algo semelhante a um para-lama. No entanto, devido às difíceis condições ambientais e à deterioração dos destroços, não foi possível confirmar sua identidade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS