Conecte-se conosco

Curiosidades

Jamais use um canudo no espaço! Essa combinação pode ser fatal; Entenda!

Publicado

em

Você já se perguntou ou tentou entender o que acontece quando você bebe algo por meio de um canudo? Acredite, o   processo pode ser mais surpreendente do que você imagina.

O canudo não suga, necessariamente, a bebida que está dentro dele, mas sim o ar, por meio da pressão atmosférica do ambiente. É esse movimento que faz com que o líquido suba até a boca.  

Esse procedimento é possível, no entanto, em condições favoráveis de pressão atmosférica. Imagine agora como seria fazer isso no espaço, onde a pressão é extremamente baixa.

A regra, nesse caso, é básica: jamais, nunca, em hipótese alguma, use canudo no espaço! Caso contrário, você experimentará momentos péssimos e que podem ser fatais.  

Entenda!  

Canudos não combinam com pressões baixas como a do espaço. Isso ocorre porque, ao aspirar no canudo, você está sugando o ar e criando uma diminuição da pressão dentro dele. A pressão externa é o que auxilia e força a bebida a subir.  

No caso do espaço, como a pressão atmosférica é muito baixa, nenhuma força é capaz de atuar sobre o líquido. O que pode acontecer é algo bem pior.  

Nesse tipo de situação, o ponto de ebulição dos líquidos do seu corpo pode cair abaixo da temperatura do líquido ingerido, como resultado da tentativa de se equilibrar. O que isso significa, exatamente? Acompanhe as linhas abaixo para saber.  

Consequências

Esse processo todo culmina na criação de bolhas de gás dentro do corpo. As consequências podem ser graves e rápidas demais para que você consiga revertê-las.  

De acordo com o Bioastronautics Data Book, da Nasa, o corpo manteria a consciência apenas por alguns segundos (de 9 a 11), após o uso do canudo. Depois disso, a tendência é que ocorra paralisia e convulsões generalizadas.

As bolhas de gás vão se transformar em vapor e, em seguida, vão agir nos tecidos do corpo, fazendo com que eles comecem a inchar a um volume duas vezes acima do normal. Os trajes especiais, com controle de pressão, podem auxiliar na contenção desse processo.  

A essa altura, no entanto, o sangue pode parar de circular no corpo e o vapor de água começará a evaporar, congelando vias aéreas e, depois, o corpo todo. Ou seja: o perigo é real.

Observação importante

Vale destacar que esse tipo de situação só ocorreria no “ar livre” do espaço. No interior de naves e estações espaciais, que simulam a pressão ao nível do mar, é possível utilizar canudos sem perigo algum.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS