Tecnologia
Jamais utilize carregadores públicos para recarregar seu celular; Entenda o motivo
Segundo o FBI, existe um risco que foi chamado de “juice jacking”, ou “roubo de carregamento”. Saiba mais sobre esse risco de usar USB.
A Federal Bureau of Investigation (FBI), agência federal de aplicação da lei nos Estados Unidos, pediu que as pessoas deixem de usar entradas USB disponíveis no transporte público, saguão de aeroportos, cafeterias ou hotéis, por exemplo.
Segundo a agência que investiga crimes, incluindo terrorismo, cibercrime e crime organizado, existe um risco que foi chamado de “juice jacking” ou “roubo de carregamento”. Entenda.
Roubo de carregamento
O juice jacking é um tipo de ataque cibernético que envolve o uso de portas de carregamento USB públicas para roubar dados de dispositivos móveis.
O invasor configura uma estação de carregamento ou porta USB em um local público, como aeroporto, shopping ou cafeteria, que parece ser um ponto de carregamento legítimo.
No entanto, a porta USB é modificada de forma que, quando um dispositivo móvel é conectado, ele também baixa ou transmite dados sem o conhecimento ou consentimento do usuário.
Assim, os dados que podem ser roubados por meio do juice jacking incluem informações pessoais, como credenciais de login, números de cartão de crédito e listas de contatos.
Os invasores também podem instalar malware no dispositivo, o que pode permitir que eles obtenham acesso a dados confidenciais armazenados no dispositivo ou monitorem as atividades do usuário.
A polícia de Los Angeles havia identificado em 2019, uma estação de carregamento infectada com malware em um festival de música. Já em 2018, uma pessoa foi presa nos EUA por comprometer terminais USB em um parque de diversões.
No Brasil ainda não foi registrado casos desse tipo. No entanto, a recomendação de segurança permanece sendo o uso de tomadas convencionais e de um carregador certificado, em vez de portas USB públicas.
Dicas para não cair no roubo de carregamento
Para não cair nesse tipo de cilada, evite usar carregadores públicos ou portas USB. Use apenas o seu próprio carregador e cabo USB para carregar o seu dispositivo móvel. Além disso:
- use baterias portáteis para manter seu dispositivo móvel carregado enquanto estiver em trânsito;
- use carregadores de parede;
- desative a transferência de dados caso o seu dispositivo móvel tiver a opção de desativar a transferência de dados ao carregar;
- instale um software antivírus para detectar e impedir a instalação de malware em seu dispositivo;
- mantenha seu dispositivo atualizado com as atualizações de software mais recentes, incluindo atualizações de segurança, para garantir que ele esteja protegido contra ameaças de segurança.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho10 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial