Agronegócio
Jardineiros, atenção: Descubra razões para o caule da sua orquídea ficar amarelo
Entenda os motivos pelos quais o caule da sua orquídea pode estar amarelado e o que fazer para solucionar esse problema!
As orquídeas são plantas belas e delicadas que podem ser cultivadas em casa com um pouco de cuidado. No entanto, às vezes, elas podem apresentar problemas, como o caule amarelado.
É comum que, quando isso aconteça, os cuidadores entendam que a planta está morrendo ou doente, mas isso nem sempre é verdade.
Existem alguns outros fatores que podem fazer com que isso aconteça e estão ligados aos cuidados essenciais desse tipo de espécie. Entenda quais são eles e como fazer para solucionar esse problema e ter orquídeas saudáveis no seu jardim.
Fonte: Garna Zarina / Shutterstock
Muita exposição à luz do sol direta
As orquídeas preferem luz indireta e brilhante. Se ela for exposta à luz solar direta, o caule pode ficar amarelado. Isso ocorre porque a exposição direta à luz do sol pode queimar as folhas e o caule da planta.
Para evitar que o caule da orquídea fique amarelado, coloque a planta em um local que receba luz indireta de forma recorrente, mas que proteja a espécie das queimaduras.
Você pode colocar a planta sob uma árvore, em frente a uma janela com tela ou em um local protegido do sol direto.
Umidade em excesso
As orquídeas preferem um ambiente úmido, mas não encharcado. Se a planta for regada em excesso, as raízes podem apodrecer. Isso pode levar ao amarelamento do caule da orquídea e, consequentemente, à morte da planta em casos mais extremos.
Para evitar que o caule da orquídea fique amarelado, regue a planta regularmente, mas sem encharcar o solo. Deixe o solo secar entre as regas. Você também pode usar um prato com água para aumentar a umidade ao redor da planta.
O recomendado é sempre usar a técnica dos dedos antes de regar, ou seja, coloque dois dedos no solo e veja se ele está seco e a necessidade da rega.
Indicador de problemas com as raízes da orquídea
Se as raízes da orquídea estiverem doentes ou danificadas, o caule da planta também pode ficar amarelado. Isso ocorre porque as raízes são responsáveis por fornecer água e nutrientes para ela e, quando algo está errado, este fornecimento não é realizado para suprir as necessidades da planta.
Se você notar que o caule da orquídea está amarelado, examine as raízes da planta. Se elas estiverem pretas, moles ou descascadas, a planta está doente. Nesse caso, você precisará replantar a orquídea em um novo vaso com solo fresco.
Além do amarelecimento do caule, as orquídeas com problemas com as raízes também podem apresentar outros sintomas, como folhas murchas e secas.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política10 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana