Conecte-se conosco

Agronegócio

Jardineiros, atenção: Descubra razões para o caule da sua orquídea ficar amarelo

Entenda os motivos pelos quais o caule da sua orquídea pode estar amarelado e o que fazer para solucionar esse problema!

Publicado

em

As orquídeas são plantas belas e delicadas que podem ser cultivadas em casa com um pouco de cuidado. No entanto, às vezes, elas podem apresentar problemas, como o caule amarelado.

É comum que, quando isso aconteça, os cuidadores entendam que a planta está morrendo ou doente, mas isso nem sempre é verdade.

Existem alguns outros fatores que podem fazer com que isso aconteça e estão ligados aos cuidados essenciais desse tipo de espécie. Entenda quais são eles e como fazer para solucionar esse problema e ter orquídeas saudáveis no seu jardim.

Fonte: Garna Zarina / Shutterstock

Muita exposição à luz do sol direta

As orquídeas preferem luz indireta e brilhante. Se ela for exposta à luz solar direta, o caule pode ficar amarelado. Isso ocorre porque a exposição direta à luz do sol pode queimar as folhas e o caule da planta.

Para evitar que o caule da orquídea fique amarelado, coloque a planta em um local que receba luz indireta de forma recorrente, mas que proteja a espécie das queimaduras.

Você pode colocar a planta sob uma árvore, em frente a uma janela com tela ou em um local protegido do sol direto.

Umidade em excesso

As orquídeas preferem um ambiente úmido, mas não encharcado. Se a planta for regada em excesso, as raízes podem apodrecer. Isso pode levar ao amarelamento do caule da orquídea e, consequentemente, à morte da planta em casos mais extremos.

Para evitar que o caule da orquídea fique amarelado, regue a planta regularmente, mas sem encharcar o solo. Deixe o solo secar entre as regas. Você também pode usar um prato com água para aumentar a umidade ao redor da planta.

O recomendado é sempre usar a técnica dos dedos antes de regar, ou seja, coloque dois dedos no solo e veja se ele está seco e a necessidade da rega.

Indicador de problemas com as raízes da orquídea

Se as raízes da orquídea estiverem doentes ou danificadas, o caule da planta também pode ficar amarelado. Isso ocorre porque as raízes são responsáveis por fornecer água e nutrientes para ela e, quando algo está errado, este fornecimento não é realizado para suprir as necessidades da planta.

Se você notar que o caule da orquídea está amarelado, examine as raízes da planta. Se elas estiverem pretas, moles ou descascadas, a planta está doente. Nesse caso, você precisará replantar a orquídea em um novo vaso com solo fresco.

Além do amarelecimento do caule, as orquídeas com problemas com as raízes também podem apresentar outros sintomas, como folhas murchas e secas.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS