Conecte-se conosco

Agronegócio

Jasmim-árabe: saiba como cultivar esta maravilha

A planta possui cheiro e beleza incomparável e pode renovar a decoração do ambiente.

Publicado

em

Conhecida cientificamente como Jasminum sambac e, popularmente, como sampaguita e bogari, a Jasmim-árabe é uma planta de ciclo de vida perene e, por isso, pode florescer durante o ano todo.

Veja também: Aprenda a cultivar orquídea vanila em casa

Contudo, seu pico de floração acontece nos meses mais quentes. A espécie é uma ótima opção para seu jardim, porém seu cultivo exige conhecimento apropriado. Saiba quais são abaixo:

1. Solo

O solo deve ser solto, leve e úmido. Também é preciso garantir uma boa drenagem, a fim de reter adequadamente a água, sem danificar as raízes. O ideal é que o pH do solo fique entre 4,9 e 7,5, evitando que fique muito ácido. A adubação deve ser frequente. Para isso, use compostos orgânicos, como esterco de galinha.

2. Irrigação

É necessário regar regularmente a planta para manter o solo úmido, mas sem excessos. A planta prefere uma quantidade semanal de 16 ml de água. Caso ela seja cultivada em local bastante quente, irrigue com uma quantidade maior. Agora, caso o local seja mais frio, opte por uma frequência menor de irrigação.

3. Iluminação

O Jasmim precisa de bastante luz solar plena, de preferência, no mínimo, 4 horas diárias de exposição solar. Porém, evite sol extremo para impedir que as folhas danifiquem.

4. Poda

Assim que a floração terminar, é necessário remover todas as flores gastas e aparar as videiras mortas. Os cortes devem ser feitos acima dos botões para estimular o crescimento de novas flores.

5. Cuidados

Pulgões, ácaros de aranha e insetos de escama negra costumam atacar essa espécie de jasmim. A eliminação desses insetos pode ser feita com inseticidas de boa qualidade e que não tenha efeitos danosos.

Lembrando que as sementes da planta demoram cerca de 30 dias para germinarem. E que, pelo fato do seu crescimento ser contínuo, você poderá fazer novas mudas e assim, aumentar e embelezar ainda mais o seu jardim.

Pronto! Agora que você já sabe como plantar, que tal cultivar a jasmim-árabe em casa?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS