Empresas
JBS doa 3 milhões de tags para rastreamento de rebanhos no Pará
Companhia é uma processadora de carnes.
A JBS (JBSS3) anunciou, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, a doação de 3 milhões de tags para rastreamento de rebanhos no estado do Pará. A ação integra um esforço maior, que conta com o apoio de parceiros e faz parte de um programa liderado pelo governo do Pará para rastrear todo o rebanho de bovinos e búfalos do estado até 2026. A empresa também aproveitou o evento para lançar o programa “Acelerador JBS”, com o objetivo de apoiar os produtores na aplicação das tags.
De acordo com a JBS, 2 milhões das 3 milhões de tags serão destinadas a pequenos produtores, com a colaboração de parceiros como The Nature Conservancy (TNC), que fornecerá metade do volume. O restante das tags será doado pela própria JBS. Além disso, o programa “Acelerador JBS” fornecerá 1 milhão de tags adicionais, além de serviços de suporte, incluindo visitas a fazendas e a aplicação das tags por operadores treinados e credenciados.
A doação e o lançamento do programa fazem parte de uma coalizão que reúne governo, produtores, sociedade civil e indústria, estabelecida após o lançamento do programa pelo governador do Pará, Helder Barbalho, durante a COP-28, em Dubai. Em 2024, a JBS realizou um programa piloto nas imediações de suas fábricas em Marabá e Redenção, onde 28 mil cabeças de gado foram tagueadas, permitindo a avaliação da tecnologia e dos requisitos de trânsito animal, fundamentais para a expansão do projeto.
Além disso, a JBS tem trabalhado para capacitar operadores para a leitura das tags e expandir sua assistência técnica, tendo regularizado mais de 15 mil fazendas na região amazônica desde 2021 por meio dos Escritórios Verdes. Em 2024, a empresa também lançou o Escritório Verde Virtual, uma iniciativa que permite o atendimento remoto aos produtores.
Conexão com iniciativas nacionais
O anúncio da JBS está alinhado com o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos, lançado em dezembro de 2024 pelo Ministério da Agricultura. A ação também complementa a plataforma Agro Brasil+Sustentável, que centraliza dados de propriedades rurais, promovendo maior transparência na cadeia produtiva. A JBS confirmou que integrará essas ferramentas à sua cadeia de suprimentos, consolidando ainda mais seu compromisso com a sustentabilidade e a rastreabilidade do setor de gado.
A empresa
Fundada em 1953 por José Batista Sobrinho, a JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e um dos maiores processadores de carne, com atuação em diversas áreas do setor alimentício. A companhia tem sede em São Paulo e é reconhecida por sua liderança no mercado de carne bovina, suína e de frango, além de produtos alimentícios e serviços financeiros. Com operações em mais de 15 países, a JBS tem um portfólio que inclui marcas como Friboi, Seara, Swift e Pilgrim’s Pride.
-
Agronegócio1 dia atrás
‘Árvore da morte’: planta mais perigosa do mundo contamina até a água da chuva
-
Mundo2 dias atrás
Turistas DETONAM cidade brasileira: entenda o motivo da polêmica
-
Mundo2 dias atrás
Passaporte valioso: para quantos países os brasileiros podem viajar sem visto?
-
Saúde16 horas atrás
Teixo e mais: frutas que parecem inofensivas, mas podem ser venenosas
-
Curiosidades2 dias atrás
Devo lavar a toalha antes de usá-la pela 1ª vez? Especialistas respondem
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei proíbe plantas venenosas e espinhosas em áreas públicas
-
Economia1 dia atrás
Países com maior crescimento do PIB: onde o Brasil fica no ranking?
-
Finanças2 dias atrás
Taxa para pagamento no PIX: pode ou não pode? Procon bota ponto final no assunto