Empresas
JBS EUA e Pilgrim’s anunciam resolução de ataque cibernético
Ransomware é um tipo de malware
A JBS EUA e a Pilgrim’s anunciaram a resolução do ataque cibernético sofrido pela companhia em várias parte do mundo e que paralisaram suas operações total ou parcialmente, conforme comunicado encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, as operações globais voltaram à normalidade. O ataque cibernético ocorreu, efetivamente, em 30 de maio.
“A instantânea resposta dada pela companhia, aliada aos robustos sistemas de TI e servidores de backup criptografados, permitiram a rápida recuperação. Desta forma, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam limitar a perda da produção de alimentos durante o ataque a um volume menor que o equivalente a um dia de produção”, informou.
E acrescentou: “qualquer produção que tenha sido perdida pelos negócios globais da JBS USA será recuperada até o final da próxima semana, limitando qualquer impacto negativo nos produtores, nos consumidores e na força de trabalho da empresa.”
“Graças à dedicação dos nossos profissionais de TI, dos times operacionais, consultores em segurança cibernética e aos investimentos que fizemos em nossos sistemas, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam se recuperar rapidamente deste ataque contra nossos negócios, colaboradores e a cadeia de suprimentos de alimentos”, comentou André Nogueira, CEO da JBS USA.
“Os criminosos não conseguiram acessar nossos sistemas centrais, o que reduziu significativamente o potencial impacto do ataque. Hoje, estamos satisfeitos em dizer que todas as nossas unidades ao redor do mundo estão operando normalmente e que estamos focados em cumprir com a nossa responsabilidade de produzir alimentos seguros e de alta qualidade”.
JBS
Ainda de acordo com o documento, imediatamente após saber da invasão, a companhia contatou oficiais federais e ativou seus protocolos de segurança cibernética, incluindo o desligamento voluntário de todos os seus sistemas a fim de isolar a invasão, limitar uma potencial contaminação e preservar os sistemas centrais.
Adicionalmente, os servidores de backup criptografados da Companhia, os quais não foram afetados pelo ataque, permitiram o retorno das operações antes do esperado.
“A JBS USA e a Pilgrim’s priorizaram a recuperação dos sistemas críticos ao funcionamento da produção de forma a garantir que a cadeia de suprimentos de alimentos, produtores e consumidores não fossem adversamente afetados”, destacou.
“Agradecemos à Casa Branca, ao USDA e ao FBI pelo suporte para resolver essa situação de forma rápida”, adicionou André Nogueira.
A companhia não possui nenhuma evidência neste momento que informações de qualquer cliente, fornecedor ou colaborador tenham sido comprometidas ou usadas de forma irregular em função desta situação.
Ransomware
Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.
A JBS está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker JBSS3.
Veja o comunicado:
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp