Empresas
JBS firma acordo com a Nigéria para investimento bilionário
Alocação de capital se dará em 5 anos.
A JBS (JBSS3), maior empresa de processamento de proteínas do mundo, anunciou a assinatura de um memorando de entendimentos com o governo da Nigéria. O acordo prevê a possibilidade de um investimento de US$ 2,5 bilhões no país africano ao longo de cinco anos, consolidando a presença da companhia em uma das regiões de maior potencial de crescimento global.
O plano de investimento inclui a construção de seis fábricas na Nigéria: três unidades para processamento de aves, duas para bovinos e uma para suínos. Para viabilizar o projeto, o governo nigeriano comprometeu-se a criar condições econômicas, sanitárias e regulatórias favoráveis.
“A JBS irá desenvolver um plano de investimento de cinco anos, que abrangerá estudos de viabilidade, projetos preliminares das instalações, estimativas orçamentárias e um plano de ação para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos”, afirmou a empresa em nota, sem informar um prazo para a conclusão dos estudos.
Se implementado, o projeto poderá aumentar a receita da JBS na África, um continente que, junto ao Oriente Médio, representou cerca de 3% do faturamento global da companhia em 2023.
JBS (JBSS3): a empresa
Fundada em 1953 por José Batista Sobrinho, a JBS começou como um pequeno açougue em Anápolis, Goiás, e hoje é uma gigante global no processamento de carnes e derivados. A empresa, que leva o nome das iniciais de seu fundador, iniciou sua expansão internacional nos anos 2000, com aquisições estratégicas que a consolidaram como líder em mercados como Estados Unidos, América Latina e Europa.
Com atuação em mais de 20 países, a JBS opera marcas renomadas como Friboi, Seara, Pilgrim’s Pride e Swift. Além do processamento de carnes bovina, suína, de aves e ovina, a empresa diversificou suas operações com investimentos em produtos de valor agregado, logística e biotecnologia.
Em 2023, a companhia registrou um faturamento de mais de R$ 350 bilhões, com operações distribuídas em mercados-chave como América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e, em menor escala, África e Oriente Médio. O acordo com a Nigéria marca mais um passo estratégico na ampliação de sua presença global e no fortalecimento de sua cadeia produtiva em mercados emergentes.

-
Tecnologia23 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Tecnologia7 horas atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política2 dias atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo2 dias atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo2 dias atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia2 dias atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”