Mundo
Jogadores que vão defender a seleção sem ao menos ter nascido no país
Um dos critérios da Copa do Mundo para quem estará nas seleções: o jogador precisa ter a nacionalidade do país que vai defender.
A Copa do Mundo é o maior campeonato futebolístico do planeta e reúne os melhores jogadores de diversos países para se enfrentarem em uma competição. Um dos critérios básicos destinados aos jogadores, talvez muitos não saibam, é a exigência de ter a nacionalidade do país que vai disputar um campeonato.
Um exemplo é que um jogador nascido na França não poderá defender a Seleção Brasileira durante as competições da Copa, por exemplo.
No entanto, vivemos em um mundo globalizado, o que significa que existe uma grande mobilização das pessoas para diferentes países do mundo. Para esses casos, se o jogador tiver direito a mais de uma nacionalidade, ele poderá escolher apenas uma seleção para competir na Copa e não poderá ser alterado.
Por isso, pode parecer incomum a regra, mas existem jogadores que vão defender algumas seleções sem ao menos ter nascido no país que irá disputar o campeonato, pois a nacionalidade concedida permite essa exceção.
Jogadores que vão disputar a Copa no Catar que não nasceram nos respectivos países
Fernando Muslera (Uruguai)
Campeão da Copa América em 2011 pelo Uruguai, o goleiro Muslera nasceu na Argentina, em Buenos Aires, em 1986. Em menos de um ano após o nascimento, a família decidiu retornar ao Uruguai.
O jogador comentou o fato: “Com todo o respeito, meu passaporte diz nacionalidade argentina, mas meus sentimentos são cem por cento uruguaios”.
Pepe (Portugal)
Nascido em 1983, o zagueiro é brasileiro, nascido em Maceió. Com apenas 18 anos de idade, Pepe foi transferido para o time Marítimo e, depois, para o Sporting e Porto, recebendo a naturalização portuguesa em 2007, exatamente o mesmo ano em que o jogador fez a sua estreia pela seleção de Portugal.
Raheem Sterling (Inglaterra)
O atacante do Chelsea e da seleção inglesa nasceu na Jamaica e mudou-se para Londres quando ainda era criança. Em 2009, foi convocado para a seleção da Inglaterra e jogou nas categorias de base, chegando à seleção principal em 2012.
Xherdan Shaqiri (Suíça)
Shaqiri defende a seleção da Suíça desde a Copa de 2010 que aconteceu na África do Sul. Em 2022, será a sua quarta competição no campeonato. Nasceu na ex-lugoslávia, em 1991, mas os pais do jogador se mudaram para a Suíça em 1992.
Eduardo Camavinga (França)
Eduardo nasceu na Angola e é filho de congoleses, atualmente, estrela do Real Madrid. Nesta Copa, irá defender a seleção da França, a campeã da competição em 2018. O jogador naturalizou-se francês quando tinha 17 anos de idade, o que fez de Eduardo o jogador mais novo artilheiro da seleção francesa desde 1945.

-
Tecnologia15 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia12 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo23 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira