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‘Jóia’ da aeronáutica nacional, Embraer anuncia primeira fábrica de carros voadores elétricos

Previsão da associada Eve é de que primeiras unidades do eVTOL serão entregues a partir de 2026

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Orgulho da tecnologia aeronáutica nacional e jóia mundial, a Embraer acaba de anunciar, por meio da Eve, nesta quinta-feira (20), que a primeira fábrica de ‘carros voadores elétricos’, batizados de eVTOL, será instalada na cidade de Taubaté, no interior paulista, com previsão de entrega das primeiras unidades em 2016.

Listada na Bolsa de Nova York desde maio de 2022, a Eve pretende dar início à montagem do primeiro protótipo do eVTOL já no segundo semestre deste ano (2S23), para que a campanha de testes seja realizada, no ano seguinte. A previsão da empresa é de que as primeiras entregas  do eVTOL deverão ocorrer a partir de 2026.

Em comunicado, o co-CEO da Eve, André Stein explica que, “quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”. Ao site Bloomberg Línea, Stein ressalta que a Eve detém capital ‘de sobra’ “para investir e cumpre plano para operar, apesar de virada do mercado”.

Sobre a implantação do projeto aeronáutico inovador, o executivo esclarece que a localização da planta industrial será em uma área a ser ampliada, correspondente a uma unidade da Embraer, a 40 quilômetros de Taubaté.

No mês passado, a Eve também anunciou os três primeiros fornecedores do projeto do eVTOL: Nidec Aerospace, joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, para fornecimento do sistema de propulsão elétrica; a britânica BAE Systems, maior empresa da área de defesa na Europa, encarregada de fornecer o sistema de armazenamento de energia; e a francesa DUC Hélice Propellers, que fornecerá os rotores e hélices para o eVTOL.

Dentro do processo de implantação do projeto, Stein salientou a importância da obtenção das certificações necessárias no Brasil e no mundo. “A certificação [de uma aeronave], mesmo em um ambiente tradicional, é um objetivo bastante difícil. Um dos nossos diferenciais é ter a Embraer por trás, foram 30 modelos de aeronaves [certificadas] só nos últimos 25 anos, isso ajuda a ter um processo bem definido”, explicou, ao acrescentar: “Temos usado pessoas e processos da Embraer e estamos muito confiantes no processo, que está seguindo dentro do curso planejado. É uma das nossas zonas de conforto”.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

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