Conecte-se conosco

Empresas

Joinvilense Tupy expande centro de distribuição em Jundiaí

Companhia é uma multinacional catarinense.

Publicado

em

A Tupy (TUPY3), multinacional brasileira do setor metalúrgico, anunciou a ampliação de seu centro de distribuição de peças em Jundiaí, no interior de São Paulo. A expansão, que adicionará 2.153 metros quadrados à área do centro, representa um aumento de 28% na capacidade de operação da unidade. A empresa revelou que a ampliação atende à projeção de crescimento do portfólio de peças de reposição.

Além da ampliação física, o projeto incluirá uma reestruturação na organização do centro de distribuição, visando aumentar a capacidade produtiva. Com isso, a Tupy espera um ganho de até 35% na produtividade. Atualmente, o centro movimenta mais de 3 milhões de peças mensais e possui um portfólio com mais de 19 mil itens ativos.

Em paralelo à expansão, a Tupy tem investido em inovação tecnológica com a implementação de exoesqueletos industriais em sua fábrica. A empresa adotou a tecnologia desenvolvida pela startup Exy, do Paraná, para reduzir o esforço físico dos seus colaboradores. Na unidade da Tupy em Betim, Minas Gerais, 15 exoesqueletos estão em operação, proporcionando uma redução de até 60% no esforço muscular, dependendo da atividade.

O exoesqueleto inicialmente pesava cerca de 4 kg, mas, após feedback dos operadores, a Exy desenvolveu a versão 2.0, o ExyONE, que agora pesa apenas 1,8 kg. A atualização, resultado de cerca de 18 meses de testes, melhorou a ergonomia, facilitou movimentos complexos e aumentou a versatilidade do dispositivo, tornando as operações mais eficientes.

De acordo com a Exy, o novo exoesqueleto amplia as possibilidades de uso, reduz o esforço físico e contribui tanto para a segurança quanto para a produtividade dos trabalhadores. A startup é a única no Brasil a desenvolver e fabricar exoesqueletos industriais e faz parte da aceleradora de startups ShifT, promovida pelo próprio grupo Tupy. Isso garante à Exy acesso a uma rede de mentores e oportunidades para testar seus produtos em ambientes reais, otimizando-os com base no feedback dos usuários.

Expansão e Inovação

Karoll Correia, líder da ShifT, destacou a importância de testar novas tecnologias de maneira estruturada, envolvendo equipes multidisciplinares. “O progresso da Exy até o estágio atual demonstra a importância de testar novas tecnologias com um método estruturado, envolvendo áreas com diferentes competências. A Tupy continuará inovando e se destacando no mercado graças a essa colaboração interna e externa”, afirmou.

Em 2023, a Exy foi reconhecida entre as três principais startups de logística no Ranking 100 Open Startups, ocupando a 84ª posição geral. A Tupy, fundada em 1938 e com sede em Joinville, conta com mais de 21 mil colaboradores e operações no Brasil e no exterior, com plantas em Mauá (SP), Betim (MG), México (Saltillo e Ramos Arizpe) e Portugal (Aveiro), além de escritórios comerciais em mercados estratégicos como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Holanda.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS