Empresas
Jovem de 17 anos desenvolve app inovador para deficientes; Santander e Burger King já usam
O aplicativo, que é gratuito e funciona até mesmo sem internet, foi criado para melhorar a comunicação de pessoas com deficiências auditivas ou de fala.
Aos 17 anos, um jovem empreendedor chamado Salvatto desenvolveu um aplicativo revolucionário chamado Háblalo, projetado para ajudar pessoas com deficiência. Esse app se tornou uma ferramenta essencial para grandes empresas como o Banco Santander, Samsung, Remax e Burger King, facilitando a comunicação e a acessibilidade.
Com mais de 400 mil usuários espalhados por 75 países e atuando em lugares como Argentina, Uruguai, Chile e México, o Háblalo prova que a inovação tecnológica pode vir de qualquer lugar e transformar vidas.
Tecnologia a serviço da inclusão
O aplicativo Háblalo, que é gratuito e funciona até mesmo sem internet, foi criado para melhorar a comunicação de pessoas com deficiências auditivas ou de fala, por meio de legendas ou voz sintetizada, respectivamente. A facilidade de uso, com o simples escaneamento de um QR Code, torna o app acessível para todos, desde grandes corporações até microempresas, ONGs e órgãos do governo.
Durante o South Summit Brazil 2024, realizado em Porto Alegre, Salvatto compartilhou sua trajetória e os planos futuros para o Háblalo, especialmente sua expansão para o Brasil. Ele vê o país como um mercado-chave, dada a sua abertura para iniciativas de acessibilidade.
O Brasil é um grande objetivo para nós. É um país avançado em acessibilidade e bastante permeável. Nossa ideia é que o app seja o mais global possível, mas vamos fazer isso com calma”, disse Salvatto em entrevista à PEGN.
Empreendedorismo jovem e resiliente
Salvatto destaca como o empreendedorismo de inovação se tornou mais acessível para sua geração, contrastando com a percepção anterior de que era um campo restrito a poucos no Vale do Silício.
“Antes, parecia algo que poucos podiam fazer, lá no Vale do Silício. Hoje em dia, qualquer pessoa, até mais nova do que eu, pode ter uma ideia para uma startup. Não digo que seja fácil, mas não parece mais impossível”, afirma Salvatto, evidenciando uma mudança de paradigma no mundo das startups.
Mateo Salvatto, desenvolvedor do aplicativo Háblalo — Foto: Divulgação
Ele também aponta para a resiliência e criatividade como características distintas dos ecossistemas de inovação latino-americanos. Salvatto usa o exemplo da Argentina para mostrar como é possível alcançar o sucesso global apesar de dificuldades econômicas significativas, mencionando casos de sucesso como Mercado Livre e Decolar.com. Essa capacidade de “fazer muito com pouco” é vista por ele como uma lição valiosa para empreendedores em qualquer lugar.
Salvatto conclui sugerindo que a América Latina tem potencial para se tornar um hub de tecnologia e inovação, desde que haja suporte governamental para o setor. Acreditando na capacidade da região de gerar empregos e promover a mobilidade social por meio da tecnologia, ele vê um futuro promissor para o empreendedorismo latino-americano na área da inclusão digital e acessibilidade.
Com informações da Revista PEGN.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp