Política
Jovens do Brasil possuem acesso a dois benefícios que visam a inclusão social; entenda!
Juventudes é uma categoria transitória que possui distintas realidades. Confira aqui os benefícios que visam a inclusão social desse grupo!
A juventude possui uma grande vontade que acaba transformando-se em objetivos na maior parte dos casos. Na realidade, os jovens sonham e almejam conquistar seu espaço no vasto mundo. No entanto, é importante deixar claro que os teóricos hoje abordam essa categoria de existência no plural, como juventudes. Assim, o termo passa a abranger as distintas realidades que existem no território nacional em uma escala micro, e numa escala macro, a realidade que existe em todo o planeta.
De fato, o sonho de conquistar o seu lugar no mundo pode ser um tanto difícil para as juventudes que pertencem a famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, de desamparo por parte das entidades que regem o Brasil. No entanto, visando quebrar esse paradigma pautado pela ausência, com a finalidade de garantir a dignidade para os cidadão brasileiros, o governo federal possui dois benefícios que podem auxiliar esses jovens.
Um deles é a Identidade Jovem, ou ID Jovem como é conhecida, um documento que viabiliza e garante descontos em eventos culturais, artísticos e até mesmo esportivos para jovens e adultos de até 29 anos de idade. A ID Jovem possibilita que os jovens consigam pagar metade do valor em ingressos de cinema, shows, teatros e até jogos de futebol em estádios. Também possibilita que eles possam viajar de ônibus com 50% do valor da passagem, quando não conseguem 100% de desconto. É uma ótima política pública de inclusão dos jovens nos meios artísticos e culturais.
O outro auxílio é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, difere um pouco da ID Jovem, visto que ele é mais restrito. Esse benefício atende aqueles que estejam em qualquer faixa etária e que possuam algum tipo de deficiência que impossibilite-os de participar ativamente em igualdade e nas mesmas condições que os demais sujeitos que dividem o espectro social. Em vista disso, o BPC é pago num valor que corresponde ao salário mínimo em vigência aos integrantes das famílias segregadas, que possuem as menores rendas em comparação com as demais esferas sociais. Para receber esse benefício, é preciso possuir uma renda média por pessoa na família de até 303 reais.
Não obstante, a deficiência que o beneficiário porta deve ser permanente ou gerar efeitos por no mínimo dois anos, visto que esse é um dos critérios para o recebimento do BPC. Por conseguinte, vale enfatizar que, para fazer a solicitação do BPC basta entrar na internet, no site do Meu INSS. Além disso, existe outra opção que possibilita ligar para a Central 135, ou comparecer a uma agência da Previdência Social mais próxima.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025