Conecte-se conosco

Curiosidades

Julgando o azeite pela tampa: o que cada cor significa e como escolher o melhor

Publicado

em

Você já se perguntou o que significa a cor da tampa do azeite que encontra nos supermercados por aí? Será que ela pode indicar alguma diferença na qualidade ou na forma que o produto deve ser utilizado uma vez que saiu das prateleiras e chegou à sua casa?

Essa foi a mesma dúvida de muitas pessoas que viram uma postagem no Instagram de uma dermaticista com mais de 700 mil seguidores, que afirmou que os azeites de tampa vermelha seriam indicados para preparos quentes, como frituras, enquanto os de demais cores, para pratos frios, como saladas, ceviche e afins.

Mas, será que essa informação é verdadeira? Bem, segundo os especialistas consultados pelo portal VivaBem, não há qualquer relação entre a cor da tampa do azeite e seu uso culinário. A escolha de cor é uma decisão de marketing das empresas, que não segue nenhum padrão ou norma do mercado.

O que pode, sim, determinar a qualidade e o tipo do azeite são as análises químicas pelas quais o produto é submetido, como a acidez, o peróxido e a extinção específica no ultravioleta.

Como escolher o azeite ideal?

Então, se a tampa não significa nada, como você pode escolher o melhor azeite para cada ocasião? Bem, de acordo com a normativa brasileira, existem algumas categoriais comerciais desse produto, sendo elas:

  • Extravirgem: é considerado o mais puro e de maior qualidade, já que é o extraído da primeira centrifugação das azeitonas. É o mais indicado para o consumo in natura, como saladas, massas e pães;
  • Virgem: obtido a partir da segunda ou terceira centrifugação, pode ser usado em preparos frios ou mornos, mas traz menos benefícios e sabor do que o extravirgem;
  • Comum ou refinado: é aquele que não atende aos padrões de qualidade estabelecidos e passa por um processo de refino onde são adicionados um pouco do tipo virgem ou extravirgem. Por esse procedimento, ele perde todas as características e benefícios, podendo então ser usado em preparos quentes sem peso na consciência.

Portanto, na hora de escolher o seu azeite, não se deixe enganar pela cor da tampa. Leia o rótulo com atenção e verifique qual é o tipo do produto, sua origem, sua data de validade e sua composição. Assim, você garante um alimento saudável e saboroso para as suas receitas.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS