Mundo
Justiça permite que homem ande nu na rua e retira multa decorrente do ato
Um homem foi absolvido da multa que levou por andar nu nas ruas, abrindo precedente para outras pessoas fazerem o mesmo. Entenda o caso.
Já pensou se as pessoas pudessem andar nuas nas ruas? Seria algo bem estranho, não é? Mas parece que na Espanha o ato vai passar a ser permitido. Isso se deve a uma decisão do tribunal superior do país, que fez vista grossa para a atitude um homem que estava sendo julgado.
O indivíduo foi multado por andar com veio ao mundo pela cidade espanhola de Aldaia e a Justiça tomou decisão favorável a ele durante a audiência, na qual ele tentou comparecer nu novamente. Isso abriu precedente para que a população acredite que é permitido andar dessa maneira por aí.
Conforme com o tribunal, as leis contam com uma brecha a qual ele se apoiou para ser inocentado. O cidadão alegou que a multa feria sua liberdade ideológica, e que sua acusação foi baseada em um ato totalmente diferente do que ele estava praticando.
Alejandro Colomar, de 29 anos, foi acusado de exibicionismo obsceno, e segundo ele, o ato não se tratava disso. “De acordo com o dicionário, isso implica intenção sexual e isso não tem nada a ver com o que eu estava fazendo”, afirmou.
Ele conta que tira a roupa desde 2020 e que já sofreu muitas represálias devido ao costume, como ser ameaçado com uma faca. Porém, de acordo com a lei da Espanha, o homem não estava fazendo nada errado ao tirar a roupa em público.
Isso porque desde 1988 a nudez pública não é crime no país, o que abre espaço para que as pessoas andem como vieram ao mundo sem correr o risco de serem presas. Algumas cidades têm exceções a essa lei, e proíbem a nudez longe das praias. É o caso de Barcelona e Valladolid.
Mas na cidade onde o homem foi flagrado sem roupa, a legislação não proibia a prática. Como ele estava apenas circulando pelas ruas em horários distintos, sua atitude não foi considerada obscena pela Justiça, já que não ofereceu risco à segurança da população.
O mais curioso foi o fato do cidadão comparecer à audiência apenas de botas, e com o restante do corpo nu. Porém, ele foi obrigado a colocar uma roupa caso quisesse entrar no prédio.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav