Conecte-se conosco

Curiosidades

Ketchup na geladeira ou na despensa? A ciência responde 🧪

Publicado

em

O ketchup é um delicioso acompanhamento para um lanche. Afinal, quem não gosta de comer um belo cachorro-quente repleto deste saboroso molho, ou então uma porção de batatas fritas? Logo, é comum que a esmagadora maioria das pessoas guarde o pote na geladeira após o uso, mas será que isso é aconselhável?

Segundo uma enquete online realizada pela empresa Heinz, uma das mais famosas fabricantes do item, o lugar correto para ele é na geladeira. Entretanto, quase 37% dos participantes (cerca de 13 mil pessoas) alegaram que guardam o ketchup no armário após o uso, em vez do ambiente refrigerado.

O que a ciência tem a dizer sobre esse assunto?

Segundo os cientistas e nutricionistas, o ketchup até pode ser guardado no armário, se houver condições seguras para isso. Talita Gomes, nutricionista e mestranda em Agronomia pela UFPB, afirma não haver problemas em armazenar o produto em despensas ou armários, desde que o local seja arejado e não possua exposição direta ao sol.

Ela também revela que a acidez do molho ajuda a preservá-lo fora da geladeira, contribuindo para impedir a proliferação de germes, bactérias e demais microorganismos extremamente nocivos à saúde humana.

“O pH ácido no ketchup, com valores inferiores a 4,5, facilita a destruição de microrganismos pelo calor, permitindo que se utilize um tempo menor das técnicas de conservação, como esterilização e pasteurização. Isso minimiza os efeitos negativos da utilização de altas temperaturas na qualidade do produto”, acrescentou a profissional.

No entanto, caso a pessoa não leve as recomendações acima a sério, então não é recomendável que o ketchup fique no armário, sendo mais seguro optar mesmo pela geladeira. Novamente, Talita Gomes explica que, apesar deste item poder permanecer fora de ambiente refrigerado, ele vai durar muito mais se for mantido em ambiente frio.

E como no Brasil há regiões que fazem muito calor, os cuidados precisam ser redobrados, já que alguns lugares são mais propícios para que os alimentos se estraguem mais rapidamente do que em outras localidades.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS