Curiosidades
Lavar ou não lavar o arroz? A ciência desvenda esse enigma culinário 🍛
Atualmente, podemos dividir a população em dois tipos de pessoa: as que lavam o arroz e as que não lavam. Brincadeiras à parte, essa prática pré-cozimento já causou — e ainda causa — bastante discussão e dúvida entre os cozinheiros e cozinheiras espalhados pelo Brasil.
Alguns dizem ser preciso lavar, já que se trata de um grão e pode conter certos elementos prejudiciais, que, em tese, são removidos com a água. Outros, por sua vez, dizem que lavar o arroz antes do cozimento faz com que os grãos percam nutrientes, sendo melhor simplesmente fazer o alimento, sem dar um banho nele antes.
Arroz: lavar ou não lavar?
O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo, mas também um dos mais contaminados por arsênico e microplásticos. Os microplásticos são, como o nome diz, pequenas partículas de plástico que podem se desprender de embalagens e afins, chegando e contaminando os alimentos.
Por sua vez, o arsênico é um elemento químico que pode ser encontrado no solo ou na água, onde o arroz é cultivado, principalmente nas regiões com uso mais intenso de agrotóxicos ou mineração. Tais substâncias podem se acumular no organismo e ocasionar diversos problemas de saúde a longo prazo.
Uma maneira de reduzir a exposição a esses contaminantes é lavar o arroz antes de cozinhar. Essa prática pode remover até 20% dos microplásticos presentes no grão, bem como até 90% do arsênico encontrado no arroz. Essas medidas podem ajudar a diminuir os riscos de intoxicação e doenças relacionadas a essas substâncias.
No entanto, lavar o arroz também tem um custo: a perda de nutrientes. O arroz é uma fonte de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são essenciais para nosso corpo e para a prevenção de anemias, fadiga, fraqueza muscular e até problemas neurológicos.
Como lavar o arroz sem perder nutrientes?
Para minimizar a perda de nutrientes, é importante lavar o arroz com moderação e cuidado. Não é preciso esfregar ou deixar os grãos de molho por muito tempo. Basta enxaguar o alimento em água corrente até que ela saia transparente.
Uma dica é consumir outros alimentos que sejam fontes dos nutrientes que podem ser perdidos após lavar o arroz. Alguns exemplos são carnes, ovos, leite, queijo, vegetais e o próprio feijão, deixando a combinação, que já era perfeita, ainda melhor.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025