Conecte-se conosco

Saúde

Leite de Magnésia: Para que ser serve e quem pode utilizá-lo?

Publicado

em

A embalagem do Leite de Magnésia é inconfundível. Ela ficou popular no mundo, com sua cores azul e branco, e fazem parte da memória e do dia a dia de muita gente.  

Comumente utilizado como laxante ou como antiácido, o Leite de Magnésia é vendido sem receita médica. Mas, apesar de ser um composto de hidróxido de magnésio, ele não deve ser utilizado como um suplemento alimentar pela falta de magnésio no corpo. A função desse produto é outra.  

Fora a versão clássica, é possível encontrá-lo ainda em novos sabores comerciais, criados recentemente, como menta e hortelã. Além disso, ao longo do tempo, novos usos foram difundidos, apesar da falta de comprovação oficial.  

Por ser um produto popular e antigo, as pessoas acabaram adaptando a utilização e descobrindo novos efeitos. Vamos falar sobre elas nas linhas abaixo. Acompanhe!

Quando usá-lo?

A farmacêutica Apsen Pharma é quem detém, no Brasil, os direitos de produção do primeiro hidróxido de magnésio que chegou ao mercado nacional, o Leite de Magnésia Phillips.  

Segundo a empresa, o produto pode ser utilizado como “laxante suave para o tratamento de prisão de ventre ocasional e como antiácido, para alívio de azia e excesso de acidez no estômago”. O uso é autorizado para adultos e crianças a partir de 2 anos.

O leite é capaz de agir em casos de constipação do intestino, quadro conhecido por endurecer as fezes e deixá-las presas no intestino grosso. O medicamento movimenta os líquidos do organismo para as fezes e ajuda a amolecê-las. Esse processo pode durar de 30 minutos a 6 horas.

No combate à acidez do estômago, o Leite de Magnésia controla o pH da região e gera alívio na sensação de azia e queimação após as refeições.

Outros usos

  • Desodorante?

Além desses usos oficiais, existem outros menos estabelecidos e popularmente disseminados. Em razão do potencial alcalino do hidróxido de magnésio, muitas pessoas misturam o leite com água e o transformam em uma espécie de desodorante para as axilas. A intenção é que ele combata a proliferação de bactérias.  

  • Combate aftas e acnes?

Acredite ou não, mas algumas pessoas também o utilizam para fazer gargarejos e combater, informalmente, as aftas. Da mesma forma, o medicamento é utilizado para tratamentos de acne e queimaduras solares. Vale destacar, nesse último caso, que é sempre bom consultar um dermatologista antes.

Cuidado! Efeitos adversos

Por mais que o Leite de Magnésia seja vendido sem necessidade de receita, ele não deve ser utilizado como produto de uso diário, pelo contrário: o ideal é aplicá-lo somente em crises pontuais.  

No caso da constipação intestinal, se o problema persistir mesmo após o uso, recorra a um médico para descobrir as verdadeiras causas. O uso diário de laxantes pode aumentar o risco de doenças graves.  

Em geral, quando utilizado corretamente, o medicamento não oferece afeitos adversos, mas algumas pessoas podem relatar complicações, como: dores de estômago, diarreia, fadiga e náusea.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS