Conecte-se conosco

Economia

Caixa libera linha de antecipação de frete para caminhoneiros

O Banco Caixa Econômica lança uma nova linha de antecipação de crédito para caminhoneiros.

Publicado

em

Logo no início do mês de fevereiro (4), o governo federal lançou uma nova linha de crédito. Ela será exclusiva para a antecipação de custos de frete para os caminhoneiros. Os créditos do Caixa Giro Transporte oferecem taxas a 1,99 % ao mês, e antecipam os recursos na conta do motorista em até 120 dias.

Esse programa tem também como intenção, poder proporcionar mais renda aos caminhoneiros, e ajudar a diminuir carências no setor de transporte de cargas e infraestrutura.

Veja mais: O fim da prova de vida presencial e online: Veja como o INSS irá realizar esse procedimento

Conheça a linha de antecipação de frete

  • Como ocorrerá o recebimento do frete

Os transportadores autônomos poderão solicitar o antecipamento do recebimento do frete através de empréstimos com juros baixos. Pois, essa linha de crédito depositará os valores na conta do trabalhador com até 120 dias de antecipação. Contudo, a taxa efetiva irá variar de acordo com o histórico de crédito de cada tomador.

Os fretes registrados pelas Secretarias Estaduais de Fazenda, baseados na emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e), poderão ser antecipados. Pois, esse documento, é o qual armazena dados sobre os responsáveis pelo transporte e sobre a carga transportada.

Foi informado que a amortização do empréstimo será dado em uma única parcela de pagamento, e terá seu vencimento na data estipulada pelo transportador no MDF-e. No caso das empresas de transporte de cargas que tiverem interesse em contratar essa nova linha de crédito, precisarão solicitar a habilitação no limite em alguma agência.

As empresas passarão por avaliação de crédito, e após a aprovação do limite, os empréstimos poderão ser requisitados digitalmente pelo Gerenciador Financeiro da Caixa.

  • Impactos esperados com a liberação da linha

Sendo assim, para Tarcísio Freitas, o ministro da Infraestrutura, esse programa auxiliaria na mitigação das carências no setor de infraestrutura e no transporte de cargas.

Ademais, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, acredita que a linha de crédito permitirá uma maior renda aos motoristas de caminhão. Por fim, ele disse que com a redução das taxas de juros, um considerável valor poderá ser destinado ao custeamento do combustível ou melhorias do veículo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS