Economia
Lira diz que auxílio emergencial pode ser prorrogado, mas discussão está no começo
Presidente da Câmara dos Deputados defende a criação de fontes de recursos para o pagamento de novas rodadas.
O auxílio emergencial pode ser prorrogado novamente, desde que uma fonte de financiamento seja encontrada dentro do teto de gastos, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, todas as discussões sobre a possibilidade levantadas até o momento seguem essa regra.
Leia mais: Empréstimo pessoal online de até R$ 35 mil com taxas personalizadas
Lira voltou a dizer que o foco agora é a criação do Auxílio Brasil ou Renda Brasil, programas que devem substituir o Bolsa Família. Entretanto, ele não descarta a possibilidade de renovação do auxílio.
“A princípio, todas as discussões com relação ao auxílio até então são dentro do teto [de gastos]. Temos problema orçamentário sério”, disse ao Valor Econômico.
Para que haja uma fonte de recursos para o novo programa social, o deputado defende a aprovação da reforma do Imposto de Renda, com cobrança de dividendos e regulamentação dos precatórios ainda em outubro. A previsão é que pagamentos tenham início em novembro.
“Tinha o pilar das reformas trabalhista, previdenciária, tributária e administrativa. De lá para cá, fizemos duas [trabalhista e previdenciária], e temos duas andando ainda”, pontuou.
Apesar de “nenhum país sério no mundo ter teto de gastos, aqui precisamos para dar sinal de responsabilidade fiscal”, afirmou Lira. Sem as reformas, ele acrescenta, “faltam os ingredientes” para uma situação fiscal estável.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística22 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política12 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana