Conecte-se conosco

Agronegócio

Lírio-da-Paz: desvende segredos, cuidados e o poder dessa planta mágica!

O lírio-da-paz é uma planta que purifica o ar do ambiente, limpando as toxinas, além de ser bonito aos olhos de quem vê. Saiba como cuidar.

Publicado

em

O lírio-da-paz é uma planta repleta de significados que proporciona um ambiente mais harmonioso. Suas flores florescem no período entre a primavera e o verão e a espécie se adapta bem ao frio e a ambientes internos, exigindo cuidados moderados.

Devido a sua versatilidade, pode ser cultivada em vasos, floreiras, canteiros, jardins e até mesmo na água, trazendo leveza e agradabilidade em espaços como salas, quartos, varandas, cozinhas e banheiros. Além disso, o lírio-da-paz é uma excelente planta purificadora de ar.

Aqui você vai aprender tudo sobre essa delicada flor, incluindo seus significados, cuidados essenciais para prolongar sua vida e informações sobre sua propagação através de mudas. Acompanhe as instruções a seguir!

Origem e características do lírio-da-paz

Fonte: shutterStock

O lírio-da-paz, cujo nome científico é Spathiphyllum wallisii, é uma planta de países como Colômbia e Venezuela, originária das florestas tropicais da América do Sul.

Essa espécie apresenta folhagem verde-escura e brilhante, que pode medir de 30 a 40 cm de altura. Vale ressaltar que as flores não possuem perfume, tornando-se uma boa opção de planta para alérgicos.

O que mais chama atenção são as flores brancas com formato de uma pétala que com o passar do tempo, adquire uma coloração verde.

Apesar de receber o nome de lírio, o lírio-da-paz não faz parte da família dos verdadeiros lírios. Na verdade, ele pertence à família das Aráceas, a mesma família do famoso Antúrio.

Você sabia que o lírio da paz é capaz de eliminar as toxinas presentes na fumaça do cigarro? Além de se adaptar facilmente aos ambientes internos, o lírio da paz é considerado pela Nasa uma das melhores plantas para purificar o ar. Algo que modifica totalmente o ambiente!

Significados místicos do lírio-da-paz

O lírio-da-paz é uma planta com muitos significados, assim como outras espécies. É conhecido por ser místico e por ter a capacidade de absorver as energias negativas do ambiente e das pessoas ao redor.

Além disso, é frequentemente associado a ideias de harmonia, prosperidade, paz e tranquilidade. A flor branca do lírio-da-paz, que floresce a cada primavera e verão, é simbolicamente relacionada à reparação e trégua, sendo comparada ao símbolo da bandeira branca.

Como cuidar do lírio?

Para garantir folhagens vistosas e florescimento anual durante a primavera, é necessário tomar algumas medidas, mesmo que o lírio-da-paz não seja uma planta exigente em termos de cuidados. Estamos aqui para auxiliá-lo no cultivo dessa planta que possui tantos significados positivos. Acompanhe nossas dicas!

  • Cuidar do solo com matéria orgânica

Para que o lírio-da-paz cresça saudável, é importante utilizar um substrato que seja rico em matéria orgânica. Portanto, ao escolher o solo para plantá-lo, é recomendável adicionar compostos orgânicos, como casca de ovo ou húmus de minhoca, por exemplo. Isso irá garantir um ambiente adequado para o desenvolvimento da planta.

  • Luminosidade

Embora o lírio-da-paz necessite de muitas horas de luz diariamente para o seu desenvolvimento, não é recomendado que ele seja exposto diretamente ao Sol, pois isso pode causar queimaduras nas folhas e flores. Essa é uma excelente opção de planta para ambientes internos à meia-sombra, onde pode receber iluminação natural adequada.

  • Vasos

As plantas precisam ser cultivadas em espaços proporcionais ao seu tamanho. Isso significa que uma planta grande precisa ser colocada em um vaso grande e, à medida que cresce, talvez seja necessário realizar o replantio.

O tamanho do vaso é um fator que influencia muito no desenvolvimento das folhas e na ocorrência das flores. Por isso, é recomendado adicionar uma camada de argila expandida no fundo do vaso e, acima, colocar o substrato.

  • Irrigação

O lírio-da-paz é uma planta que necessita de bastante água para se desenvolver bem. Durante as estações mais frias, é recomendável realizar regas pelo menos três vezes por semana, com uma boa quantidade de água.

Porém, nos períodos mais quentes do ano, é importante aumentar a frequência de regas para evitar que as folhas fiquem ressecadas.

Como fazer florescer o lírio-da-paz?

Fonte: ShutterStock

As belas flores brancas que caracterizam o lírio-da-paz podem aparecer em qualquer época do ano, mas especialmente durante a primavera e o verão. Porém, é importante lembrar que a planta precisa de cuidados adequados para florescer. Para isso, algumas dicas devem ser seguidas. Veja:

Luz natural

O vaso deve ser colocado em um local da casa que receba muita luz natural, mas não Sol direto. Portanto, é recomendável que a planta seja gradualmente adaptada a esse ambiente, permitindo que ela receba a luz das primeiras horas da manhã.

Adubo

É importante que o solo seja adequado. Assim, é recomendável adicionar matéria orgânica, como húmus de minhoca, ao substrato.

Bokashi

Uma forma de florescer rápido é o método japonês chamado Bokashi. O Bokashi é um adubo orgânico japonês que utiliza uma técnica de fermentação natural para enriquecer o solo com nutrientes e microrganismos benéficos para as plantas.

É composto por uma mistura de farelo de arroz, farelo de trigo, cinzas, entre outros ingredientes, como frutas e vegetais, que são fermentados com a ajuda de microrganismos como fungos e bactérias.

Mudas de lírio-da-paz

Muitas pessoas que cultivam essa flor têm dúvidas sobre como propagar a planta. A possibilidade de produzir mudas é interessante para colocá-las em outros ambientes da casa ou dá-las de presente. Além disso, é uma boa opção quando a planta cresce além do tamanho do vaso e, em vez de podá-la e descartá-la, pode-se propagá-la.

Veja como você pode cultivar e reproduzir mudas dessa delicada flor que agrada qualquer amante de jardim.

  • A partir das folhas secas retiradas na poda

Uma nova planta pode ser produzida a partir de folhas secas retiradas durante uma poda de limpeza. Para isso, coloque-as em um vaso com substrato rico em matéria orgânica e, após algum tempo, os caules criarão raízes.

  • Touceiras

Para propagar a planta, é necessário retirar as touceiras e separar cuidadosamente as raízes do torrão original, limpando-as de maneira delicada. Depois disso, coloque as raízes em um novo vaso com substrato rico em matéria orgânica, seguindo as mesmas instruções mencionadas anteriormente.

Além de embelezar a casa e purificar o ar, é importante lembrar que o lírio-da-paz é tóxico para humanos e animais de estimação, portanto, tome cuidado ao manuseá-la, especialmente se houver crianças ou pets em casa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS