Conecte-se conosco

Economia

Lockdown na China afeta o preço do petróleo, entenda!

O lockdown imposto pelo governo chinês na cidade de Xangai pode afetar diretamente no preço do petróleo. Leia mais!

Publicado

em

Crédito: Uol

O preço do petróleo, pelo menos nos últimos três anos, oscilou drasticamente devido, principalmente, a duas dinâmicas. A primeira está atrelada a pandemia da Covid-19, sem sombra de dúvidas, ligada, intimamente, ao processo de isolamento social. Já a segunda é mais recente, vinculada a guerra que está ocorrendo entre Rússia e Ucrânia em pleno século XXI. Todavia, nos últimos dias, devido a um novo lockdown que ocorreu na China, o preço do petróleo diminuiu um pouco conforme demonstram os dados.

De fato, nesta segunda-feira (28), o preço do barril do petróleo caiu em torno de uns 10% uma vez que os investidores demonstram uma preocupação em relação ao novo lockdown anunciado pelo governo chinês. Em vista disso, o que ocorre é que o preço do petróleo Brent, utilizado como referência para os papéis da Petrobras, negocia-se em torno de uns US$109 por barril enquanto o petróleo WTI, referência para os EUA, ficava na casa dos US$1035 por barril.

Não obstante, o valor da commodity caiu devido às incertezas que chegaram em torno do lockdown que irá ocorrer em Xangai, basicamente o centro financeiro da China. Tomou-se essa decisão uma vez que os números de pessoas infectadas assintomáticas cresceu consideravelmente.

De acordo com alguns analistas da Levante Investimentos, “o fato de o governo de Xangai ter decretado um lockdown de duas fases devido à uma alta nas infecções pela covid afetou as expectativas sobre o crescimento econômico chinês, com reflexos sobre os preços dos combustíveis. Prova das incertezas do cenário à frente”.

Sem dúvidas, a mão invisível do mercado também está, em certa medida, preocupada uma vez que a China é uma das grandes distribuidoras de petróleo do mundo e o isolamento social vai afetar as exportações da commodity.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS