Loterias
Loteria e matemática: Existe uma fórmula para ganhar mais chances?
Praticamente todo brasileiro sonha em um dia ganhar na loteria, mesmo aqueles que sequer jogam até. Pode parecer algo bobo, mas o tema já faz parte do imaginário popular desde o tempo dos nossos bisavós.
E já naquela época, havia as famosas “receitinhas” que supostamente poderiam aumentar a probabilidade de ganho de um jogador.
O método ia desde rezas e simpatias até mesmo combinação de números aleatórios, muitas vezes originados de teorias que somente os seus criadores compreendiam.
Seja como for, algumas dessas práticas continuam até hoje e talvez uma das mais famosas seja a utilização de datas de aniversário de entes queridos na hora de selecionar os números.
Porém, será que existem mesmo maneiras de facilitar a obtenção de resultados melhores ou isso é apenas lenda urbana? Hoje, conferiremos o que alguns matemáticos estão falando sobre o tema e tirar essa questão a limpo.
É realmente possível aumentar as chances de vencer na loteria?
Se partirmos da ideia de que esse tipo de jogo é 100% honesto, então em tese todos os participantes possuem as mesmas chances. Ou seja, o segredo na vitória e na derrota encontra-se na aleatoriedade e na casualidade, conceitos muito estudados por alguns ramos da matemática.
E tem mais, segundo o que é divulgado, todos os sorteios ocorrem de modo independente, de modo que o resultado de um não afeta o do outro e por aí vai. Portanto, não existe nada que impeça que algumas combinações semelhantes de algarismos tenham preferência numa certa quantidade de vezes, mas isso não quer dizer que existe um padrão.
Logo, quanto mais o jogador aposta, consequentemente maiores são as suas chances de vitória. Isso se deve ao fato de que a pessoa está realizando vários jogos, e não por ela saber quais resultados sairão. Hoje, uma cartela da Mega Sena custa em média R$ 5,00 e concede apenas uma chance em 50 milhões de se tornar um milionário.
Assim, qualquer um que queira aumentar suas probabilidades de acerto precisará gastar mais e fazer mais jogos. É justamente por isso que cada vez mais brasileiros estão optando por apostar no “bolão“, mesmo que em caso de vitória o prêmio precise ser dividido entre os participantes.
Conforme o site das loterias da Caixa, levar o prêmio apenas fazendo um jogo simples com 6 números possui uma probabilidade de 1 em 50.063.860 de acerto. Resumindo, existem por volta de 50 milhões de sequências combinatórias diferentes nos jogos da Mega Sena.
Vejamos agora um exemplo mais prático. Imagine que você está no estádio do Maracanã, lá no Rio de Janeiro, e o local está na lotação máxima, com quase 80 mil pessoas nas arquibancadas. Assim, no bolso de um destes torcedores existe uma bala simples.
Se o que os especialistas dizem é verdade, as chances de você acertar de primeira quem está com o doce guardado é maior do que a de acertar os números da loteria. Por isso, apostas nunca devem ser consideradas um investimento, pois na maioria das vezes você só perde e não há garantia de retorno.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas22 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia19 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mega-Sena2 dias atrás
Mega da Virada: o que dá para fazer com os R$ 600 milhões do prêmio?
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Mundo23 horas atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho